PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Fundo Augusto dos Anjos impulsiona literatura de cordel e poetas repentistas

O FIC 2015 (Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos) da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, aprovou no seu último edital vários projetos ligados à literatura de cordel em toda a Paraíba. De Monte Horebe, foi classificado o projeto “De repente o cordel na escola”, destinado a levar essa manifestação cultural nordestina ao meio estudantil. Em Aparecida, acontecerá o II Festival de Viola e do Repente, assim como em São Bentinho, com o 2º Festival de Repentistas. Em Cajazeiras foram aprovados dois projetos: “Cantoria na praça” e “Cantoria de pé de parede”, além de festivais em Conceição, Alagoa Grande, São José de Piranhas, Cachoeira dos índios, Riacho dos Cavalos, Solânea, Brejo dos Santos e Itaporanga. Em Campina Grande, será desenvolvido o projeto “Ode a Manoel Monteiro”, um dos mais importantes nomes do cordel paraibano. Em Dona Inês, foi aprovado o projeto “Implantando cordelteca em escolas públicas”.
Em João Pessoa, o poeta Fábio Mozart teve aprovado seu projeto “Cordel na rádio comunitária”, pretendendo dar visibilidade aos poetas populares, “tradicionalmente excluídos como sujeitos do processo simbólico que produziriam sua própria imagem”. O projeto produzirá um DVD com depoimentos de diversos poetas “de bancada”, como são chamados os autores de literatura de cordel, e poetas repentistas, com entrevistas que serão realizadas no programa “Alô comunidade”, da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, retransmitido por diversas emissoras comunitárias e sites da internet.
A produção do projeto será do jornalista Dalmo Oliveira, com sonoplastia de estúdio a cargo de Maurício José Mesquita, e participação dos poetas Antonio Costta, Sander Lee, Bob Motta, Josafá de Orós, Rui Vieira, Heleno Alexandre e Vavá da Luz.

O projeto homenageará o sesquicentenário do poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, considerado o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel, nascido em 1865. O DVD do projeto será distribuído com as 65 rádios comunitárias da Paraíba, além de pontos de cultura e outras entidades ligadas à cultura popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário