PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Cordelistas aprovam moção de repúdio ao fechamento da casa dos artistas em Guarabira

 

Poetas também protestaram contra violação de patrimônio histórico ligado a José Lins do Rego em Itabaiana

 
Dunga Júnior, um dos cordelistas da Academia, no encontro dos poetas populares

Os poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, reunidos neste sábado (11) na Academia Paraibana de Letras, aprovaram uma moção de repúdio contra o episódio de fechamento da Casa dos Artistas em Guarabira. Segundo Márcio Bizerril, cordelista guarabirense, o prefeito mandou arrombar a Casa, depois de entrar com ação de despejo, pedindo policiamento para expulsar os artistas. “A Casa é um legítimo Ponto de Cultura e é do povo. Não pode ser objeto de disputa”, afirmou Lau Siqueira, Secretário Estadual de Cultura. Os artistas realizaram protestos públicos contra o que consideram uma truculência.

O presidente da Academia de Cordel, Sander Lee, disse que a agressão atinge todos os artistas. “Nossa Academia tem sede em Itabaiana, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, e este é mais um motivo pelo qual nos sentimos atingidos pela ação da Prefeitura de Guarabira”, disse ele, recebendo apoio unânime dos poetas presentes na terceira plenária da Academia pela posição tomada. Ele também fez correr um mote entre os poetas presentes em repúdio a atos de destruição de parte do patrimônio histórico de Itabaiana, ligado ao escritor pilarense José Lins do Rego, manifestações poéticas de protesto que foram editadas no folheto “Querem rasgar a memória de Zé Lins, o escritor”.

Na assembleia, ainda se manifestaram os “imortais” da APL Damião Ramos Cavalcanti e José Octávio de Arruda Mello, os quais anunciaram a publicação de uma coletânea de textos sobre Itabaiana, com a colaboração de vários escritores, entre eles Fábio Mozart e Sander Lee, da diretora da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Da programação constaram palestras da professora e pesquisadora de cordel Beth Baltar, da UFPB, e do poeta Bob Motta, de Natal/RN, além de lançamento do livro “A moça do coreto”, do poeta Antonio Costta. Registrou-se a posse do novo membro da entidade, poeta Carlos Alberto Oliveira, de Itatuba, e aprovação de votos de louvor para a poetisa Renaly Oliveira, pela escolha do seu roteiro de audiovisual de ficção “Confissões sutis” pelo projeto V Jabre – Laboratório de Jovens roteiristas Paraibanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário