PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Poetas de três estados lamentam demolição de parte do patrimônio histórico de Itabaiana

Prédio histórico sofreu demolição na parte interna

Os poetas membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba aprovaram Moção de Repúdio à demolição da parte interna da casa onde funcionou o Instituto Nossa Senhora do Carmo, na Rua Coronel Firmino Rodrigues, em Itabaiana, onde estudou o escritor pilarense José Lins do Rego. O prédio foi tombado pelo patrimônio público municipal, mas dele só resta o frontispício, já que toda estrutura interna foi derrubada pelo proprietário do imóvel, onde antes funcionava a sede do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e da própria Academia.

A Moção de Repúdio foi aprovada na terceira plenária da Academia, ocorrida no último sábado, dia 11 de julho, na Academia Paraibana de Letras. Os poetas fizeram recital com o tema, resultado em folheto que foi distribuído com a população de Itabaiana na terça-feira, 14, no Projeto Livro na Feira, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Cordelistas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco contribuíram com a publicação, compondo décimas de lamentação e rejeição ao ato que consideram violação à memória cultural da Paraíba. “Até quando fará sentido para os organismos de preservação a conservação de fachadas”, indagou o gravurista campinense Josafá de Orós, para quem as autorizações para demolição de interiores dos prédios históricos é uma “ode ao simulacro e um elogio às cascas”. “Precisamos de preservação integral”, afirmou ele.

O poeta Sander Lee, presidente da Academia, acredita que a instituição deve se engajar em lutas como esta. “É urgente envolver a sociedade no compromisso da preservação dos prédios históricos, não somente em Itabaiana, e nada melhor do que o cordel para sensibilizar a população”, disse ele, que também produziu versos para o folheto coletivo “Querem rasgar a memória de Zé Lins, o escritor”, editado por Pádua Gorrion, poeta de Itatuba.











Nenhum comentário:

Postar um comentário