PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ponto de Cultura quer título de “patrimônio cultural imaterial de Itabaiana” para Bumba Meu Boi

Boi dos Inocentes, campeão do 1º Festival de Bois promovido pelo Ponto de Cultura em 2013

O Núcleo de Patrimônio Histórico do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar pretende apresentar à Câmara Municipal de Itabaiana um projeto de lei dando o título de “patrimônio imaterial da cidade” ao Bumba meu Boi, ou Boi de Carnaval como é mais conhecida a brincadeira na região. O espetáculo popular apresenta elementos das culturas africana, europeia e indígena.

O conhecido Bumba-meu-boi é chamado aqui de “Boi de carnaval” e tem tradição. Bumba-meu-Boi é brincadeira no Natal por quase todo Nordeste, mas em Itabaiana ele faz a folia no carnaval, colorido e bailarino, com sua orquestra de caixa, pandeiro, ganzá, surdo e tarol. Carnaval em Itabaiana sem bois não é carnaval. “O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar realizou em 2013 um festival de bois de carnaval, e pretende trabalhar para que essa manifestação folclórica receba a projeção e apoio que merece”, disse Fábio Mozart, coordenador. O principal mestre de Boi de Carnaval foi o famoso Zé Especiá, brincante já falecido. No Cortejo de Bois do Ponto de Cultura, desfilaram diversos grupos de boi de carnaval, entre eles o Boi Águia de Ouro, cujo mestre tem apenas 12 anos de idade.

A manifestação popular itabaianense congrega diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi, confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Com o reconhecimento oficial, essa cultura popular poderá merecer medidas de salvaguarda como o incentivo à documentação, conhecimento e divulgação, fortalecimento e apoio à sustentabilidade dos grupos e valorização das expressões tradicionais do Bumba meu Boi da região.

Para Renaly Oliveira, do Núcleo de Patrimônio Histórico do Ponto de Cultura, será importante a implantação do Conselho Municipal de Cultura para debater e encaminhar esse e outros projetos importantes para a cultura local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário