PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Estudantes da zona rural de Pilar visitam o projeto “Livro na Feira” em Itabaiana

Jovens estudantes de Pilar visitam o projeto "Livro na feira"

Os monitores do projeto “Livro na feira”, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, receberam nesta terça-feira (11) alunos da Escola Municipal Cecilia Alves da Fonseca, localizada na comunidade de Jacaré, distrito de Pilar. Os estudantes, conduzidos pelas professoras Helena Alexandre Carvalho e Luciene Melo, trocaram livros nos expositores do projeto e pediram para que a iniciativa fosse levada para  sua escola. As professoras tiveram contato com o projeto na Escola Municipal Antonio Batista Santiago, onde também trabalham.

As estantes do projeto ficam à disposição do público às terças-feiras em frente à Câmara Municipal de Itabaiana, para troca de livros com o intuito de estimular o prazer da leitura, posto que a cidade não dispõe de bibliotecas ou livrarias.
O projeto foi criado no ano passado, no Núcleo de Literatura do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba. Neste ano, o projeto “Livro na feira” foi selecionado para receber recursos do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria de Cultura do Estado. “Vamos dar mais consistência às ações do projeto com esse patrocínio”, disse Jacy Mendes, da equipe de monitores.

Jacy destaca a presença de pessoas de todas as idades nos expositores do projeto, procurando permutar livros. “Não incluímos só estudantes, mas somos visitados por pessoas como o agricultor Severino José de Sousa, 75 anos, cuja história de vida é deslumbrante”, afirmou ela. Severino aprendeu a ler já na idade madura, e aos 72 anos começou a frequentar o Projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos), cursando atualmente o 9º ano. “Só vou parar de estudar quando a saúde não mais permitir”, diz ele. Na estante do projeto, ele escolheu uma gramática “para melhorar o português”.

“Gostaria de destacar o apoio efetivo que recebemos de muitos professores de Itabaiana e outras cidades vizinhas, como essas da Escola de Pilar que nos visitaram hoje, com envolvimento nas ações de leitura que procuramos fazer junto aos alunos, professores e toda comunidade escolar”, enaltece Jacy, lembrando que no dia 13 de agosto, quinta-feira próxima, o arte educador Edglês Gonçalves estará trabalhando uma oficina de leitura na Escola Municipal Antonio Batista Santiago.




Nenhum comentário:

Postar um comentário