PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Governo federal vai levar 270 bibliotecas ao campo 

Para dar continuidade à ampliação do acesso aos livros à população rural, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), abriu inscrições para receber projetos de incentivo à leitura ou de inclusão produtiva rural.

A medida visa a implantação de 270 bibliotecas Arca das Letras na região do semiárido brasileiro. Espera-se que a iniciativa, prevista no plano Brasil Sem Miséria, atenda 8 mil famílias de 75 municípios presentes em 10 Territórios da Cidadania (de baixo Índice de Desenvolvimento Humano).

A Embrapa e o Arca das Letras vão doar obras da literatura infantil nacional e internacional e livros sobre produção agrícola, além de bibliografia didática. Após receberem convite de representantes do MDA, as entidades devem elaborar projetos de estímulo à leitura e detalhar a utilização do acervo disponível. Eles precisam ser entregues, diretamente ou via correio, até 30 de outubro, na sede da Embrapa, em Brasília. 

Podem se inscrever associações comunitárias, organizações não governamentais, sindicatos, escolas públicas, institutos federais, associações de agricultores, cooperativas rurais, além de órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta. 

Arca das Letras

Criado em 2003, o Arca das Letras é uma iniciativa do MDA para implantar bibliotecas exclusivas no campo e desenvolver o acesso da população rural à leitura. Moradores das comunidades locais são qualificados pela pasta e as casas desses voluntários ou as sedes das instituições inscritas no programa são cedidas para que as bibliotecas sejam montadas. No Brasil, 10.624 arcas foram entregues em comunidades rurais de 2.353 municípios.

O Arca das Letras está presente em todos os estados do País e no Distrito Federal (DF). O programa já beneficiou mais de 1 milhão de famílias, contempladas com mais de 2 milhões de livros.

Fonte: Portal Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário