PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Pesquisa mostra que Itabaiana estagnou em uma década perdida


O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH Municipal, em Itabaiana, Paraíba, aumentou em apenas um ponto de 2000 a 2010, conforme pesquisa elaborada a partir do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e Fundação João Pinheiro - FJP, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010. A pesquisa considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.

Em 2000, o IDH de Itabaiana era de 0,612, e em 2010 patinou na faixa de 0,613. Esse desenvolvimento considerado pífio no ranking de desenvolvimento humano no Município se deu nas gestões dos prefeitos Sebastião Tavares e Eurídice Moreira (dois mandatos consecutivos).

O IDH Municipal varia de 0 a 1 considerando indicadores de longevidade (saúde), renda e educação. Quanto mais próximo de 0, pior é o desenvolvimento humano do município. Quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento do município.

O professor universitário Valdiney Gouveia, de origem itabaianense, comentou o fato, apontado áreas básicas como educação, saúde e geração de emprego e renda como desafios que não foram efetivamente assumidos pelas últimas administrações da cidade. “Como poucas do Estado, Itabaiana é uma cidade que tem localização privilegiada, separando os dois principais polos (João Pessoa e Campina Grande), sendo também acesso ao Estado de Pernambuco. Não obstante, as ações de captação de recursos e oportunidades laborais têm sido tão irrisórias como nosso ‘avanço’ no IDH Municipal”, observou ele.

Para Marcos Preto, ativista político local, “a cidade está em coma, prestes a entrar em óbito”. “Para se ter uma ideia, temos cinco creches e nenhuma está funcionando, portanto, se fosse feito hoje esse levantamento, o IDH seria perto de zero”, disse ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário