PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Famílias sofrem com falta de água potável em zona rural de Itabaiana


Em estado de emergência decretado pelo Estado da Paraíba, o município de Itabaiana vem sofrendo com a falta de água potável, principalmente na zona rural. São poucos os açudes e os que existem estão com o volume de água baixo. Alguns moradores tem cisternas construídas, mas precisam recorrer a meios alternativos, como barreiros, poços e açudes.

Na localidade Sítio Novo, os moradores estão consumindo água barrenta e pesada de alguns reservatórios, sendo que os carros pipa da Prefeitura não dão conta de abastecer a região. O publicitário Roberto Fequine fez um apelo nas redes sociais para que as autoridades tomem providência para amenizar o problema. “Falei com alguns vereadores para conseguir um carro pipa para uma família muito carente com bebês gêmeos recém nascidos, mas não fui atendido. Procurei a Secretaria de Agricultura e também não tive resultado. Quando posso, levo alguns baldes de água no meu carro para socorrer àquelas pessoas”, afirmou.

A agricultora Maria Menina, de Cariatá, confirma as informações. “Em Sítio Novo e Cariatá a situação está cada vez mais difícil porque não temos água para consumo”, disse ela.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 880 mil pessoas convivem com a seca, pois não têm água potável em casa. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município de Itabaiana, Antônio da Guia de Souza (Carioca), a cidade possui 67 comunidades sendo assistidas pelo programa do Governo. “Hoje temos toda nossa zona rural dependente do programa de abastecimento de água por meio de carro-pipa do Governo do Estado, são 67 comunidades, o que representa cerca de 6 mil pessoas beneficiadas”, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário