PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Desembargador lança livro sobre personagem da história de Itabaiana


O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque (TJPB) lançou o livro “Desembargador Heráclito Cavalcanti Carneiro Monteiro, um homem dedicado à justiça”, como parte das ações da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, da qual é presidente. O livro destaca a vida do Dr. Heráclito Cavalcanti, que foi juiz de Itabaiana no início do século vinte, onde teve participação marcante na vida cultural, social e política daquela cidade, na época uma das mais progressistas da Paraíba.
O livro foi editado pelo jornalista Valter Nogueira, com a colaboração do também jornalista Fábio Mozart, cujo blog na internet (Toca do Leão) é citado como fonte de algumas informações contidas na obra.
O Desembargador Marcos Cavalcanti é natural de Mamanguape, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e autor de mais de dez obras versando sobre história de várias comunidades e sobre o Poder Judiciário na Paraíba.
Heráclito Cavalcanti foi juiz por dez anos em Itabaiana, e depois desembargador, durante vinte. Como juiz e chefe político daquela cidade, impulsionou o seu progresso e elevou-a, até 1915, a um dos centros comerciais mais importantes da Paraíba, superando até Campina Grande, conforme compara Osvaldo Trigueiro. Sua presença na chefia política ofuscava o administrador legalmente investido no cargo de prefeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário