PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Câmara de Itabaiana vota hoje projeto ecológico

As árvores não só embelezam praças, avenidas e ruas como refrescam o ambiente e são verdadeiras barreiras que mudam a direção dos ventos, filtram poeira e fuligem, servem de abrigo à fauna e propiciam uma variedade maior de espécies, além de influenciarem positivamente para maior equilíbrio das cadeias alimentares, redução de pragas e agentes vetores de doenças. Por isso, se você plantar uma árvore na porta de sua casa e conservá-la, comemore. Além de contribuir com o meio ambiente, também poderá ganhar desconto de 10% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A proposta é do vereador Semeão Rodrigues, e vai ser apreciada hoje, na sessão ordinária da Câmara de Itabaiana, às 20 horas.

As comissões do Legislativo já analisaram o projeto e emitiram pareceres positivos, estando a proposta pronta para ser enviada ao plenário para votação e, se for aprovada, seguirá para o Executivo para sanção ou veto do prefeito Antonio Carlos Melo Júnior. De acordo com o projeto, todo proprietário de lote urbano que plantar uma árvore em frente à propriedade, se responsabilizar pela sua conservação e tiver o interesse em pleitear o benefício, deverá protocolar requerimento no órgão competente da prefeitura no mês de janeiro de cada exercício, indicando o local onde será plantada a árvore e a espécie, bem como o imóvel objeto desse incentivo.

Semeão acredita que sua proposta trará inúmeros benefícios ao meio ambiente. O projeto teve inspiração em debates no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, com um grupo de pessoas preocupadas com o meio ambiente e a conservação de monumentos históricos na cidade. Segundo Edglês Gonçalves, que é monitor do Ponto, o projeto é importante também para combater as mudanças climáticas e melhorar os recursos hídricos. “As árvores reduzem e evitam a erosão do solo e a contaminação da água”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário