PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Escola de Juripiranga realiza projeto literário com participação do “Sarau das almas”

Jenife e Clebson, alunos do 7º ano, declamam no encerramento do projeto 

A Escola Municipal Salvino João Pereira, de Juripiranga, encerrou o projeto “Augusto dos Anjos e Antonio Faustino: uma linguística a se saber”, no dia 27 de novembro. O projeto teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença do próprio prefeito, Paulo Dália.

Durante cinco meses, os alunos e professores estudaram a obra dos poetas Augusto dos Anjos e Antonio Faustino, este último um poeta popular nascido em Juripiranga. ."Foram cinco meses de atividades de leitura. Entre uma poesia e outra, fomos descobrindo que a poesia é o caminho mais delicado e ameno de se educar”, disse o professor Ricardo de Barros, que não conteve suas lágrimas. O evento teve declamações das poesias em espanhol, dança, canto popular e a visita do coletivo Sarau das Almas, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, além da equipe do Memorial Augusto dos Anjos, de Sapé.

Para 2016, a Escola Salvino já pensa em unir dois autores territorialmente próximos, sendo eles Zé da Luz, de Itabaiana, e Zé Lins, de Pilar. "Vamos elaborar junto com nossa coordenação, supervisão e gestores escolar um amplo projeto que possa ter uma demanda de pesquisa literária e histórica," disse Ricardo, afirmando ainda que o projeto também serve de ações pedagógica junto ao ensino integral da escola que durante as ações do projeto foi ganhando uma nova configuração, como as traduções dos versos para o espanhol. “Isso fez com que os alunos tivessem mais gosto pelo aprendizado da língua”, finalizou o professor Ricardo.

Texto e fotos de Edglês Gonçalves  


Um comentário: