PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Mais de trinta prefeitos da PB desistem de disputar reeleição por causa da crise, diz Famup

A crise econômica que atinge o país, com reflexo maior nos pequenos municípios, está provocando desistência de muitos prefeitos com condições de disputar a reeleição na Paraíba em 2016, conforme afirmou o Presidente da Federação das Associações dos Municípios, Famup, José Antonio Vasconcelos (foto). Segundo ele, mais de trinta prefeitos admitem a possibilidade de desistir da disputa. Os prefeitos alegam a falência das contas municipais e aumento dos programas federais com recursos baixos.

Na região do vale do Paraíba, o prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos de Melo Júnior, que exerce a função de 4º Presidente da Famup, é um dos que irão à disputa, mesmo com a crise e com a popularidade em baixa por conta dos pagamentos dos credores e salários atrasados, além dos serviços essenciais praticamente parados, sem nenhum recurso para investimento. Em Juripiranga, o prefeito Paulo Dália, que é o 2º Tesoureiro da Famup, também vai concorrer à reeleição, com um quadro administrativo menos drástico, já que seu município vem atravessando a crise econômica com relativo equilíbrio.

Na área de educação, por exemplo, as prefeituras recebem R$ 0,30 por aluno para manter o programa da merenda escolar. O dinheiro não dá. Para melhorar a qualidade da alimentação as prefeituras complementam os recursos com até R$ 1. Mas agora com a crise, algumas delas cortaram este complemento e a qualidade da alimentação escolar deve cair. O resultado disso é reclamação geral contra os prefeitos. A União concentra 60% dos recursos, os 27 Estados ficam com 37% e os mais de 5,5 mil municípios têm que dividir um bolo de apenas 17%, que retornam via Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Tudo isso desestimula a reeleição, acredita José Antonio.

Em todas as cidades, porém, já se enfileiram os pré-candidatos que optam por “ir para o sacrifício” de gerenciar municípios falidos. Em Juripiranga, o ex-prefeito Tom Maroja está em plena pré-campanha, como opositor de Paulo Dália, de quem foi partidário. Em Itabaiana, o atual prefeito enfrentará dois candidatos de oposição, com esperança de vence-los, como aconteceu em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário