PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Municípios do vale aprovam moção de repúdio contra retirada de areia do Rio Paraíba



Realizada no último dia 24 de novembro na cidade do Conde, a 20 km da capital a 2ª Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (CTATER). Em discussão, questões ligadas à agricultura familiar e a reforma agrária.

A CTATER tem como objetivo definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica e extensão rural (ATER), além de estabelecer diálogo promovendo maior interação entre sociedade civil Governo e representações de agricultores familiares tendo por base a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER instituída através da Lei n° 12.188, de 11 de janeiro de 2010.

Abrangendo toda Região da Zona da Mata Sul, a CTATER contou com a presença de vários municípios, a exemplo de Pilar, São José dos Ramos, Juripiranga, São Miguel de Taipu, dentre outros. Ao todo, são cerca de 13 municípios que fazem parte da Região Mata Sul. Representando a cidade de Pilar, marcaram presença o Conselho Municipal de Agricultura e EMATER, onde na ocasião foram eleitos delegados representando o município, Flavia Maria – Presidente do Conselho de Agricultura, Josinaldo Freitas – Vice-Presidente e João Gonçalves representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

No oportunidade, dentre as diretrizes estabelecidas, o destaque foi a aprovação por unanimidade de moção de repúdio em relação à extração de areia do Rio Paraíba. Segundo Josinaldo Freitas (vice-presidente do Conselho Municipal de Agricultura de Pilar), a moção aprovada tem por objetivo chamar atenção dos órgãos competentes a respeito da degradação do rio Paraíba com a retirada de areia do seu leito. “O Ministério Público, SUDEMA e o IBAMA que deveriam fazer cumprir a lei coibindo a prática não estão cumprindo, estão com os olhos fechados, enquanto isso estão matando nosso rio com a retirada desordenada da areia. O Rio Paraíba é o coração da nossa região, é lamentável o que estão fazendo” ressaltou.

Conforme Freitas, o município de Pilar perde muito em não enviar maior número de representações para eventos desse porte, lembrando que projetos importantes são aprovados nesses encontros e que quanto maior o número de representações o município enviar, mais chances ele terá para atrair bons projetos para serem implantados no âmbito municipal, referindo-se à ausência de representantes da Secretaria de Agricultura, conforme aponta, sempre ausente em eventos importantes ligados à pasta.


Blog do Evanio

Nenhum comentário:

Postar um comentário