PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Enfoque PB divulga ranking dos blogs mais acessados no Vale do Paraíba

Tribuna do Vale aparece em primeiro lugar

Site Enfoque PB divulga lista dos blogs/veículos de informações mais acessados na região do Vale do Paraíba no mês de março de 2015. A pesquisa analisou quase todos os veículos de informações em sua estrutura, redação, informações, assiduidade, clareza e veracidade das informações, entre outros itens.

O Ranking mostra uma lista de todos os sites da internet ordenados por tráfego, registrando em qual posição o tráfego do seu site ocupa em relação aos mais diversos blogs da região, como também em qual colocação está entre os variados mecanismos de informação da mesma.

1 - Tribuna do Vale
2 - O Vale é Notícia
3 - Itabaiana Hoje e Região
4 - Ingá Cidadão
5 - Blog do Wilson Silva
6 - Gil Costa em Ação
7 - Vale G1
8 - Itabaiana News
9 - Política Hora 1
10 - Blog Click Conexão

Uma observação importante é a variedades de informações e matérias circulantes, onde observa-se melhor produção e tratamento da notícia no blog Tribuna do Vale, editado pelo jornalista Fábio Mozart.  Em segundo lugar aparece o VALE É NOTICIA.

Fonte: Vale é Notícia



quarta-feira, 29 de abril de 2015

Rádio comunitária programa sarau cultural em maio


A Rádio Comunitária Araçá, de Mari, Paraíba, é mantenedora do Ponto de Cultura Nas Ondas do Rádio, que realiza no dia 9 de maio o primeiro Sarau Cultural no pátio da emissora, na rua principal da cidade, às 20 horas. O evento tem como coordenadora a professora Ozaneide Vicente, uma das fundadoras da rádio. Ela disse que a atividade foi pensada tendo como modelo o projeto Sarau das Almas, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, atividade realizada quinzenalmente naquela cidade paraibana.

O encontro deve envolver artistas locais com música, poesia, foto varal e esquetes teatrais. “Estamos convidando os companheiros e companheiras de Itabaiana para este nosso primeiro sarau, que será uma reunião festiva dos artistas ligados aos pontos de cultura, para juntos celebrarmos a arte e a união entre os pontistas”, disse Ozaneide.

O Sarau homenageará as mães, com declamações e outros números artísticos. “Vamos lembrar mães que são exemplo de dedicação ao próximo, as que trabalham como voluntárias em projetos sociais como a Pastoral da Criança, tipo dona Maria Maga, dona Amanda, Zezé Malheiros e outras mulheres de nossa comunidade”, completou a professora Ozaneide.


terça-feira, 28 de abril de 2015

Salgado de São Félix debate direitos da criança e adolescente


A Prefeitura Municipal de Salgado de São Félix, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou nesta segunda-feira (27) a III Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, realizado na Câmara Municipal Ernani Maroja, discutiu propostas para o atendimento das prerrogativas do Estatuto da Criança do Adolescente (ECA) e políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos e interesses desses grupos, que devem compor no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O principal objetivo da Conferência foi garantir a implementação da política dos direitos humanos de crianças e adolescentes, que foi explanado pela Juíza da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Bayeux, a Drª Conceição Marsicano.
A Juíza esclareceu sobre o fortalecimento dos conselhos, bem como promover a ampliação da participação, do controle social e do apoio institucional para consolidação do princípio da prioridade absoluta e proteção integral, e disse que esta conferência é preparatória para a escala estadual do evento que, por sua vez, tem seus assuntos levados para a conferência nacional, que deverá ocorrer até o final do ano. 

Segundo a Secretária de Assistência Social Elisabet Cristina,  as conferências são uma oportunidade de a comunidade discutir assuntos que apresentam um interesse em comum. “As crianças e adolescentes são parte importante da nossa civilização e por isso merecem toda atenção e cuidado”, afirmou.


(Secom)

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Itabaiana recebe mutirão da documentação



A Prefeitura Municipal de Itabaiana, através das Secretarias de Agricultura e Ação Social, numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e INCRA, realizou nesse domingo (26) o Mutirão da Documentação para os trabalhadores rural e urbano do município. Ao todo foram atendidas 442 pessoas nos diversos serviços prestados pelos órgãos, tais como INSS com 30 atendimentos de orientação de benefícios como aposentadoria e outros, Receita Federal com a emissão de 72 CPF, Instituto de Polícia Científica (IPC) com a emissão de 140 carteiras de identidades e o Ministério do Trabalho com 200 carteiras profissionais, afora 50 pessoas que realizaram o teste de glicemia e a verificação da pressão arterial. Após passar por uma triagem no local, o trabalhador é encaminhado para os órgãos competentes de acordo com a sua necessidade.

O Secretário Carioca, da Agricultura, observou que  “os moradores do município tem uma grande dificuldade em se deslocar para os grandes centros, e aqui hoje ele conta com todos os serviços disponíveis em um único local”.  A Secretaria da Agricultura mobilizou todas as associações rurais, e a prefeitura disponibilizou o transporte dos mesmos até a sede do município.


Carlão Mélo (ASCOM)

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Prefeitura de Pilar disponibiliza sistema de Contra Cheque Online


Agora os servidores da prefeitura municipal da cidade de Pilar já podem contar com o serviço de emissão de Contra Cheque Online. Para ter acesso ao serviço e poder emitir o seu contra Cheque, basta acessar o site da prefeitura no seguinte endereço: http://www.pilar.pb.gov.br/
Para isso, basta procurar o setor de recursos humano na sede da prefeitura municipal e solicitar o cadastro no sistema. Em seguida, logar com sua matrícula, CPF e senha, e terá no mesmo instante a emissão do seu Demonstrativo de Pagamento.

Evanio Teixeira

terça-feira, 21 de abril de 2015

Prefeito acusa rádio comunitária de impedir sua participação



O prefeito de Mari, Marcos Martins (foto) relatou, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, no último dia 16, que foi impedido de participar do programa "Liberdade de Expressão" da rádio Comunitária Araçá FM. O prefeito seria entrevistado ao vivo durante o programa, mas recebeu a notícia, por parte do repórter da emissora, Carlos Alcides, que não poderia participar. "Quero destacar um fato curioso. Fui proibido de falar ao vivo no programa da rádio Araçá FM, hoje. Não quero falar gravado porque eles distorcem minha fala quando lá chega. Isto é injusto para Mari, ter uma rádio comunitária onde o gestor municipal não pode falar ao vivo, o que não é bom para o  município. Chamo essa atitude do radialista de autoritária e ditatorial por parte também de Ramos, presidente da emissora local”, disse o prefeito.

O radialista Marcelo Joaquim, da Rádio Araçá, alegou que o prefeito quer impor a pauta dos programas jornalísticos. “Na última vez que ele esteve na rádio, eu era o apresentador do programa, ele pediu direito de resposta que foi concedido, mas exigiu ser entrevistado, o que não estava na pauta”, disse Marcelo. Ele disse ainda que, na ocasião, os adeptos do prefeito tentaram invadir a rádio, o que rendeu até um processo judicial.

Uma ouvinte afirmou que o prefeito “está fazendo charme, porque sempre que é convidado para falar nos programas da rádio, nunca comparece.” Segundo ela, o prefeito vai falar nas rádios de Guarabira, cidade próxima, “e despreza a comunitária”, quando quer se comunicar com os munícipes. 

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Ponto de Cultura dialoga com professores para levar projetos culturais para escolas públicas



Reunião de professores com os monitores do "Cantiga de Ninar"

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, esteve reunido através dos coordenadores Fred Borges, Renaly Oliveira e Edglês Gonçalves, com professores e gestores escolares da rede estadual de ensino, na última quinta-feira (16), sob a coordenação de Maria de Fátima, a Rosinha, Gerente da 12ª Regional, para tratar de projeto a ser adotado pelas escolas, com o objetivo de levar a poesia aos alunos através de concurso no meio estudantil e outras atividades ligadas a essa forma de expressão.

O concurso de poesia “Almas escolares” está em fase de estudo, devendo ser lançado em breve o edital, com apoio da Secretaria Estadual de Educação e outros órgãos públicos. Para Maria de Fátima, da 12ª Regional de Ensino, “o compromisso é fazer educação com incentivo à leitura, com apoio do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. A nossa reunião foi muito proveitosa, e agradecemos aos professores e diretores que atenderam ao nosso chamamento”, acrescentou. Renaly Oliveira, do “Cantiga de Ninar”, agradeceu também aos mestres interessados no debate sobre projetos culturais nas escolas. “Tenho certeza de que, juntos, poderemos fazer um belo trabalho em prol da cultura junto aos estudantes das escolas públicas”, afirmou.

O projeto “Almas escolares” vai além da realização de concurso, pretendendo levar estudos de poesia para os alunos, a fim de estimular o gosto pela poesia e pela literatura em geral, despertando ainda o interesse pela prática literária nas escolas, com apoio da Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.


domingo, 19 de abril de 2015

Equipe do Campus do IFPB em Itabaiana realizou visita à cooperativa de catadores de lixo




A equipe pedagógica do Campus do IFPB de Itabaiana, juntamente com os professores do Pronatec e os membros da direção, realizou uma visita técnica à cooperativa de lixo Itamare. O objetivo foi conhecer a dinâmica de trabalho da cooperativa, obter feedback dos alunos cooperados em relação ao curso e aos seus trabalhos, bem como fornecer à equipe informação do local onde irá serão ministradas as aulas práticas dos cursos. O Campus oferta, através do Pronatec, os cursos de agente de resíduos sólidos e Reciclador para os cooperados.

 O grupo foi recebido pelo presidente da cooperativa e pelo Dr. João Batista, um dos mentores e parceiro da Itamare. Na ocasião, o diretor do campus de Itabaiana, Emanoel Almeida, destacou “a alegria em poder participar de um processo educacional tão latente, pois o Instituto está atendendo uma demanda muito específica de pessoas realmente necessitadas de informação.” 

*Patrícia Nogueira - jornalista do IFPB com informações de Emanoel Almeida

sábado, 18 de abril de 2015

ITABAIANA


“Cantiga de Ninar” recebe quadros de Otto Cavalcanti e prepara exposição

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar recebeu nesta sexta-feira (17), quadros do pintor Otto Cavalcanti, radicado em Barcelona. Reconhecido na Europa, Otto expõe quadros marcados pelas cores vivas, que ganharam repercussão na década de 70 e 80 na região da catalunha, na Espanha.São 37 peças que revelam a técnica e diversidade de Otto Cavalcanti, muitas delas expressando seu amor pela sua terra”, diz Fábio Mozart, Coordenador do Ponto.
Otto iniciou a carreira na Europa em 1963, passando por Madri, Londres, Paris e, finalmente, criou raízes em Barcelona, na Espanha nos anos 70. Em 1984, um convite para voltar ao Brasil por três meses estendeu-se por 12 anos. Em 1996 voltou para Barcelona onde é conhecido como “grande maestro brasileño”, e hoje vive entre Europa e Brasil.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar projeta uma exposição da obra do artista, provavelmente no próximo mês de maio, por ocasião do aniversário da cidade. “Estamos buscando parceria com a Secretaria de Cultura local para emoldurar as telas e oferecer às novas gerações de itabaianenses a oportunidade de conhecer o trabalho de um dos nossos mais importantes artistas”, afirmou Mozart.





sexta-feira, 17 de abril de 2015

Artistas pilarenses concedem entrevista na Rádio Tabajara

Del Pilar com a articuladora cultural Clévia Paz

O artista plástico Del Pilar Palácios e o poeta Joan Saulo do Monte concederão entrevista ao programa “Alô comunidade”, transmitido aos sábados a partir das 14 horas pela Rádio Tabajara da Paraíba AM, na frequência 1.110 KHZ. A entrevista será realizada amanhã, 18 de abril, com os apresentadores Fábio Mozart e Sander Lee. “O programa foi idealizado para dar espaço aos artistas das comunidades que não têm visibilidade na mídia”, afirmou Mozart.

Joan Saulo do Monte prepara-se para lançar seu primeiro livro, “Aracnomomento”, no dia 25 de abril, às 19 horas. Na Escola Dr. José Maria, em Pilar. A obra foi produzida pela Editora Multifoco, do Rio de Janeiro.

Del Pilar Palácios tem atelier em Pilar, onde produz quadros e pintura em cerâmica, com grande aceitação da comunidade. Ele também patrocina projetos sociais, ensinando sua arte aos jovens.

O programa ‘Alô Comunidade’ é um projeto de comunicação do Coletivo de Jornalistas Novos Rumos, Sociedade Cultural Posse Nova República e Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, sendo transmitido direto dos estúdios da Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110), em rede de retransmissão por diversas emissoras comunitárias da Paraíba, inclusive a WebRádio Porto do Capim. Apresentação e produção de Fábio Mozart, Dalmo Oliveira, Beto Palhano e Sander Lee.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Hospital filantrópico de Itabaiana ameaça fechar as portas por falta de recursos
A Sociedade Mantenedora do Hospital São Vicente de Paulo, de Itabaiana, publicou carta onde informa sobre a situação da instituição, ameaçando fechar as portas por falta de recursos financeiros. Segundo a direção, o repasse do SUS atualmente é zero. “Se antes recebíamos R$ 68.460,32 por força de uma ordem judicial, hoje este valor está sendo enviado para Hospital Regional Estadual, tornando assim mais difícil a situação da Instituição, porque acumulamos débitos com pessoal e fornecedores no valor de R$ 195.000,00 e não dispondo de receita para honramos esses compromissos”, esclarece a carta aberta à população.
O Hospital funciona a mais de meio século, fundado em 1946. “Somos uma entidade filantrópica que se propõe a colaborar com o poder público no serviço de assistência médica hospitalar às populações desta região, constituída de São Miguel do Taipu, São José dos Ramos, Salgado São Felix, Juripiranga, Mogeiro, Gurinhém, Pilar, Pedras de Fogo, até municípios do Estado vizinho de Pernambuco, como Itambé, Goiana entre outros, onde atingimos uma população de 150 mil habitantes”, informa.
O Hospital São Vicente de Paulo está dirigindo apelo ao Governo Federal, Estadual e Municipal, para viabilizar recursos a fim de equilibrar as finanças e continuar atendendo à população carente. Pedem ainda à população que colabore com o Hospital, depositando doações na conta bancária da entidade. Agencia para deposito: 0164-3 - Conta 2.105-9 -
BANCO DO BRASIL.


Escolas estaduais de Itabaiana continuam em greve

(Foto: paraibatotal.com.br) 

As escolas Antonio Batista Santiago, Professor Maciel, João Fagundes de Oliveira e Meira de Vasconcelos encontram-se com atividades paralisadas devido ao movimento grevista estadual. Segundo fontes da comunidade escolar, só os prestadores de serviço estão comparecendo para dar expediente, enquanto que os alunos não estão indo às aulas.
Conforme afirmou um professor, enquanto não houver um desfecho da greve, a situação permanecerá a mesma, com as escolas fechadas. O Professor Paulo Xavier, do Comando de Greve, conclamou seus colegas para participarem da Assembleia Geral que avaliará o movimento grevista a ser realizada nesta sexta-feira (17) na Federação Espirita Paraibana em João Pessoa, mais precisamente no Bairro da Torre.
Por outro lado, o secretário de Educação do Estado da Paraíba, Aléssio Trindade, afirmou que a adesão dos professores à greve estadual é muito pequena, e que a grande maioria dos docentes continuam dando aulas. “Os professores entendem o compromisso do Governo, que recuperou o salário dos educadores, entregou escolas, escolas equipadas com tecnologias de última geração”, destacou.


terça-feira, 14 de abril de 2015

Espíritas propõem parceria público-privada para construção de praça em Juripiranga

Espíritas reunidos no NEJA

O (NEJA) Núcleo Espírita Joanna de Ângelis, está propondo à Prefeitura de Juripiranga  a construção de uma praça em terreno localizado em frente à sede da entidade, na Avenida Liberdade, com recursos obtidos através de parceria com algumas empresas privadas localizadas na cidade do Recife.

“Se ocorrer como esteamos esperando, vamos marcar imediatamente uma audiência com o Prefeito, Paulo Dália, a fim de fecharmos essa parceria, que vai beneficiar não só a população, mas sobretudo às crianças que são matriculadas na Escola de Evangelização Infantil do (NEJA)”, disse Antonio Gomes, coordenador do Neja.

Os espíritas de Juripiranga desejam denominar a praça de “Dr. Antonio José de Lima”, uma homenagem póstuma que o movimento Espírita de Pernambuco deseja fazer ao advogado Antonio José de Lima, “trabalhador espírita, filho de Juripiranga que radicou-se no Recife desde os 10 anos de idade, onde integrou-se ao movimento Espírita e deixou o seu exemplo de bom seguidor do Cristo”, afirmou Antonio Gomes.

A cada três meses, a Caravana da Campanha do Quilo desloca das instituições espíritas do Recife com cerca de 120 confrades e confreiras espíritas que chegam para fazer a arrecadação de alimentos, os quais são doados à famílias carentes, cadastradas ou não no NEJA.


Com Ino Lucas

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Evento promovido pelo Ponto de Cultura reúne artistas de Itabaiana

Fred Borges (direita) declama no Sarau das Almas

O Café Sivuca, em Itabaiana, recebeu a 2ª edição do Sarau das Almas, promoção do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, neste sábado, 11 de abril, reunindo músicos, poetas e atores, além do pessoal de cinema, declamadores, professores e alunos do curso de violão do Ponto.

O evento, idealizado pelo ator Fred Borges e pela poeta Renaly Almeida, contou com participação do maestro Josino Mendes, cantora Zorah Lira, poeta Agenor Otávio e outros artistas locais. O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar realizou exposição de livros de autores itabaianenses, além de folhetos da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. 

Rafael Oliveira, um dos participantes, disse que o projeto é inovador. “Parabéns aos incentivadores da cultura em Itabaiana”, declarou. A Orquestra Som do Coração, comandada por Rosival Silva, esteve presente com alguns dos seus membros apresentando números musicais.

O próximo encontro está marcado para o dia 25 de abril no mesmo local, desta vez tendo como tema o documentarista itabaianense Vladimir Carvalho, que comemora 80 anos de idade.


domingo, 12 de abril de 2015

Ponto de Cultura cancela baile da saudade em Itabaiana




A Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, mantenedora do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, comunicou através de nota, que o baile “De volta aos anos sessenta”, que seria realizado em 9 de maio com a banda “The Ze’s”, foi cancelado pelos motivos que expõe:

Caros amigos da banda “The Ze’s”:

A equipe do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar vem solicitar que vocês avaliem a possibilidade de adiar o baile programado para 9 de maio, que seria deslocado para a data 9 de agosto, pelos motivos seguintes:

01 – Nesta primeira semana de maio, teremos outro baile, da Maçonaria, (dia 2), o que, de certa forma, restringe nosso público em uma cidade com poucos recursos em circulação;

02 – O mês de maio, como um todo, será repleto de programação de festa de rua, por conta do aniversário da cidade;

03 – O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar está empenhado, neste momento, na reforma de um galpão abandonado para abrigar nossa sede, o que vem exigindo toda energia e tempo da nossa equipe, já que as dificuldades materiais e até políticas são enormes, sendo esse o motivo maior do adiamento de nossa confraternização, pois queremos realizar uma festa digna dos amigos músicos itabaianenses, que nos têm tanta consideração.

Portanto, aceitem nossas desculpas, e ficamos no aguardo de sua decisão.

Itabaiana, 9 de abril de 2015

Cassiana Roque
Jacybete Mendes
Socorro Almeida
Rosival Silva
Fábio Mozart
Renaly Oliveira
Edglês Gonçalves
Adilson Adalberto
Andrea Ramos

Orlando Otávio

Em contato com a equipe de produção, a banda “The Ze’s” comunicou que não aceita a nova data, ficando o evento definitivamente cancelado. 

sábado, 11 de abril de 2015



Projeto de centro cultural em Itabaiana tem início com revitalização de espaço público


Trator trabalha na limpeza do terreno 

Com a missão de criar um espaço que abrigue as organizações não governamentais em atividade no Município, com a consequente promoção do bem-estar da população, o projeto de revitalização do antigo Moinho toma suas primeiras formas, com a limpeza da área externa realizada nesta sexta-feira, 10, através de retroescavadeira disponibilizada pela Prefeitura. A iniciativa é resultado de parceria entre a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

As reformas do primeiro galpão acontecem na próxima semana, a fim de abrigar as sedes da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, com recursos oriundos de campanha de solidariedade realizada com a comunidade local. Foram arrecadados 30 sacos de cimento, tinta e cal. A comissão de restauração do local pretende conseguir doações de areia, madeira, brita e tijolos para as primeiras intervenções no espaço físico.

Também com o projeto, artistas e artesãos da região irão expor suas produções em vários boxes abrigados no Centro, atuando como vitrines da riqueza cultural do município, conforme informou Renaly Oliveira, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. “Pretendemos começar essas ações e cobrar do Governo os recursos necessários para a execução do projeto do Centro Cultural, que visa ainda desenvolver o setor econômico da região, estimulando o turismo e fomentando as atividades locais”, destacou.

O plano de revitalização do Moinho em sendo pensando desde 2009, através do Conselho Municipal de Cultura, cujo Presidente da época, Herivelt Felix de Lima, enviou proposta pública ao orçamento democrático do Governo do Estado na plenária realizada em 28 de outubro daquele ano. O projeto teve o apoio do poeta Jessier Quirino, poetas Antonio Costta e Orlando Otávio, Gayrreiros do Vale, Loja Maçônica Duque de Caxias, Secretaria Municipal de Cultura, Associação Itabaianense de Comunidades Afro-brasileiras, Associação Cultural Memória Viva, Grupo Império das Ruas de Hip Hop, Grupo de Danças Meninas do Rio, jornal Tribuna do Vale e Rádio Comunitária Rainha. 


sexta-feira, 10 de abril de 2015

Poeta cordelista recebe prefeito de Itabaiana que promete participar do “Projeto Miami”


O poeta Sander Lee, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, recebeu na tarde desta terça-feira, 07, o prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos Melo Júnior, que esteve acompanhado do vereador Júnior Pacheco e do sindicalista Valdemir Almeida. A comitiva visitou a gerência geral dos Correios em João Pessoa, onde trabalha Sander Lee, aproveitando para cumprimentar o poeta, ocasião em que o prefeito parabenizou pela fundação da Academia de Cordel.

Antonio Carlos garantiu que não medirá esforços para que a Academia tenha bom êxito, lembrando que a Prefeitura está empenhada na restauração de um galpão em Itabaiana para instalar a sede do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, conjuntamente com a da Academia de Cordel.

Na ocasião, o prefeito Antonio Carlos disse que estava sabendo do planejamento da Academia para realizar o Projeto Miami, que consiste na viagem de alguns poetas para realizar saraus e conferências naquela cidade americana em 2016, a convite de uma professora brasileira, Sonia Ortega. “Farei questão de fazer parte dessa comitiva, com muito orgulho, acompanhando nossos artistas para falar de sua arte em terras estrangeiras”, disse Antonio Carlos. 

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pilar não repassa verba para profissionais de saúde


Desde o dia 4 de abril, todos os municípios beneficiados com recursos do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ, receberam o repasse da verba referente a janeiro de 2015, transferida para os Fundos Municipais de Saúde. No município de Pilar, segundo fontes ligadas aos agentes comunitários de saúde, já foram contabilizados em 2015 cento e dez mil reais.

O critério de pagamento do recurso em Pilar obedecerá lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores. “Importante salientar que, de acordo com a lei aprovada, o Município terá cerca de 30 dias, a contar do prazo em que o recurso estiver disponível no Fundo Municipal de Saúde (FMS) do referido município. Vale salientar que até o presente momento, o município não havia repassado a verba para os profissionais de Saúde contemplados pelo Programa”, informou o blogueiro e agente de saúde Evanio Teixeira.

O PMAQ um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

Site oficial de Mogeiro disponibiliza informações orçamentárias


O site oficial da Prefeitura de Mogeiro é um dos mais completos e atualizados da região, em comparação com as demais cidades. Na página, são oferecidas informações sobre receita e despesa do município, quadro de pessoal, licitações e previsões orçamentárias, cumprindo o que estabelece a Lei 12.527, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto na Constituição Federal.

A informação pública potencializa a prática do controle social e desenvolve o respeito ao patrimônio público, capacitando também o cidadão e dando-lhe condições para empreender a participação social, como mais um mecanismo de prevenção e controle, segundo o Tribunal de Contas do Estado, que promete sancionar as prefeituras que não observarem esse preceito legal.

Conforme fontes oficiais, “pela primeira vez a população de Mogeiro tem condições de conhecer de perto o planejamento orçamentário elaborado pelo governo municipal. Para isso, atual administração vem criando canais de participação e acesso às informações, que dão transparência às ações governamentais. A partir de agora, com um simples clique, o cidadão de Mogeiro tem acesso, no site oficial da Prefeitura, aos números da administração pública”.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Prefeitura de Salgado de São Félix não cumpre lei da transparência

Segundo levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura de Salgado de São Félix não publica em seu site oficial as informações que constam na lei, entre elas as licitações, diárias, contratos e convênios, obras em andamento, folha de pessoal, servidores cedidos e servidores temporários. Os demais municípios da região, com maior ou menor grau, também não disponibilizam essas informações em suas páginas na internet.

O coordenador do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco) e ouvidor do TCE, conselheiro André Carlos Torres, disse que os casos de desrespeito à Lei da Transparência e à do Acesso à Informação terão repercussões negativas quando houver o exame das prestações de contas anuais.

"Ministério Púbico e Controladoria Geral da União tratarão de punir responsáveis por descasos e desobediências. Cada um com suas atribuições. O Ministério Público já tem instaurado inquéritos e chamado gestores para a assinatura de termos de ajuste de conduta. Na área da CGU, os omissos podem ter dificuldade, por exemplo, em contratar empréstimos e financiamentos com o Governo Federal”, explicou.



segunda-feira, 6 de abril de 2015

Itabaiana recebe audiência pública do Orçamento Democrático em maio

Governador Ricardo Coutinho lança hoje o ODE 2015

A partir desta semana, a Paraíba viverá um novo ciclo de plenárias de consulta popular, com a realização de 16 audiência públicas do governador Ricardo Coutinho com a população das 14 regiões georçamentárias. A cidade de Itabaiana, sede da 12ª Região, terá plenária do Orçamento Democrático Estadual em 16 de maio, um sábado, no Colégio Estadual Antonio Batista Santiago.

LANÇAMENTO


O governador Ricardo Coutinho lança, nesta segunda-feira (6), às 9h, o ciclo 2015 do Orçamento Democrático Estadual (ODE). A solenidade acontece no salão nobre do Palácio da Redenção, no Centro de João Pessoa. Na ocasião, serão apresentados o calendário das 16 audiências públicas regionais e as novidades deste ano.

Também serão apresentadas as peças publicitárias do ciclo, a programação da caravana de acompanhamento às obras do Governo do Estado e o cronograma de outras atividades do ODE, como fóruns permanentes de participação popular com segmentos sociais, planejamento democrático, eleição de conselheiros, o IV Seminário Paraibano de Democracia Participativa e o novo portal institucional da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático.

domingo, 5 de abril de 2015

Rádio Comunitária de São Luiz, no Maranhão, transmite o “Alô comunidade”


Fábio Mozart (esquerda) e Dalmo Oliveira entrevistando o produtor musical Carlão Melo, ontem (4) no Alô comunidade", edição nº 188

A Rádio Comunitária Cultura, de São Luiz, no Maranhão, enviou mensagem para a produção da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, anunciando que pretende firmar parceria para transmissão de toda programação da rádio, incluindo o programa “Alô comunidade”, o único com a temática de radcom transmitido por uma rádio pública no Brasil, no caso a Rádio Tabajara da Paraíba. 

O link da Rádio Zumbi também foi adicionado no blog BNC Notícias, do Maranhão. “Ficamos muito felizes em fazer essa ponte, em prol da democratização da comunicação”, disse o blogueiro maranhense responsável pela mídia eletrônica da Rádio Comunitária Cultura FM. 

O programa “Alô comunidade” é produzido pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, Sociedade Cultural Posse Nova República e Coletivo de Jornalistas Novos Rumos, e transmitido todos os sábados a partir das 14 horas pela Rádio Tabajara da Paraíba AM, com retransmissão através de doze rádios comunitárias e rádios a cabo, além da Rádio Web Comunitária Porto do Capim, de João Pessoa.