PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Secretário de Cultura da Paraíba manda apurar ameaças de morte em Itabaiana

Lau Siqueira (ao centro) com militantes do movimento cultural

O Secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, informou que encaminhou ofício à Secretaria de Segurança Pública solicitando as medidas cabíveis com relação às ameaças de morte envolvendo a ativista cultural Relanly Oliveira, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em virtude de sua atuação na Comissão do Patrimônio Histórico da cidade. “Isso deve ser apurado e os responsáveis punidos, ficando nossa solidariedade à poeta Renaly, e desde já me proponho a participar de um ato de desagravo a esta guerreira da cultura em Itabaiana”, disse ele.  Nenhum agente cultural pode ser impedido de exercer sua função. Temos problemas sérios com a preservação do patrimônio histórico, inclusive em relação aos marcos legais e ao financiamento de uma política de preservação e restauração. Na verdade essa ameaça revela as causas das dificuldades. Alguns proprietários não preservam os bens e querem jogar o patrimônio histórico na vala comum da especulação imobiliária. Solidariedade a quem luta pela cultura”, finalizou Lau.
A declaração foi feita nesta segunda-feira, 11, durante audiência com representantes do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Lau Siqueira adiantou que está à disposição para participar de ato de desagravo à poeta Renaly, evento que será programado brevemente em Itabaiana, promovido pelas duas entidades. 
Participaram da audiência Sander Lee e Dalmo Oliveira, da Academia de Cordel, Fábio Mozart e Beto Palhano, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Na ocasião, o Secretário reafirmou a parceria com a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba em torno de ações culturais no Município, na construção e planejamento de políticas socioculturais. Também como ponto de pauta do encontro, foi discutida a formulação de contrato de comodato para a utilização de espaço público como sede do Ponto de Cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário