PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Cidadãos de Itabaiana peticionam para diminuir salários de vereadores e prefeito

Desde ontem, 12 de fevereiro, circula na internet uma petição de iniciativa popular que deverá ser apresentada na Câmara local, pedindo que a próxima legislatura a ser eleita neste ano estabeleça em dois salários mínimos o teto dos subsídios dos vereadores e dez salários mínimos para prefeito, o que corresponde atualmente a R$ 8.800. A proposta estabelece ainda que a Câmara só poderá discutir e votar aumento dos seus subsídios após consulta e aprovação prévia da população da cidade.

Para Renaly Oliveira, uma das organizadoras da proposta popular, o objetivo da medida é “moralizar a função de ocupantes de cargos eletivos, evitando que esses cargos sejam disputados por aventureiros ‘na busca por dinheiro fácil’, e sim por cidadãos que desejam realmente contribuir com a melhoria e a mudança para melhoria do município de Itabaiana”. Para ela, é perfeitamente viável que vereadores ocupem esse cargo e não abandonem suas profissões e negócios. 
Antes, vereador era um cargo honroso para o cidadão e a atividade não era remunerada. "Não se gastava tanto dinheiro para se eleger, acreditávamos nas pessoas, o voto era dado em confiança. Era tudo bem diferente. Um fato comum, inclusive, era recebermos presentes da população depois de eleitos", lembra Arnaud Costa, antigo político local, hoje com 86 anos de idade. Para ele, os políticos atuavam por vocação. “Não existia esse comércio de hoje com o voto popular, onde tem vereador que gasta até meio milhão de reais para se eleger”, acrescentou.

O professor municipal Luiz Antonio Silva acha que a reivindicação é justa. 
“Queríamos nós, professores, ganhar esse teto que está sendo proposto para os vereadores”, disse ele. O ex-vereador Antonio Costta considera que, mesmo com redução de salários, candidatos continuarão gastando muito dinheiro para se eleger. “Há outras formas de serem gratificados e assim compensar o investimento, como empregos na Prefeitura, propinas e venda de votos para candidatos a deputado”, citou.  “O que tem que mudar mesmo é a consciência do povo para não eleger mercenários da política”, comentou Costta.

A vereadora Rosane Almeida (PSB) considera a proposta “uma utopia”. Para ela, tudo passa pela ética de quem exerce o cargo. “Por exemplo, os vereadores atuais de Itabaiana, mesmo ganhando bem, aceitaram aprovar mais de um milhão dos cofres públicos para ‘manter’ a casa do prefeito, um roubo descarado e legalizado pelos que dizem amém a essa gestão medíocre”, denunciou Rosane. Para ela, existe a forte possibilidade de que a próxima legislatura seja tão ou mais subserviente do que a atual, em sua maioria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário