PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Página da internet divulga enquete para prefeito e vereador em Salgado de São Félix

O site “Prefeito 2016” divulgou enquete espontânea com nomes de candidatos a prefeito de Salgado de São Félix, na região de Itabaiana (PB). Na enquete, aparece o nome de Adjailton em 1º lugar, seguido de perto por Dr. Joni. Também foram citados Carlindo, Flávio, Marquinho e Dona.

Para vereador, o nome mais citado foi o de Toré de Nilton Salu, seguido de Flávio, Toinho de Baé, Da Paz, Missionária Ana Cleide, Cula de Alagamar, Da, Marquinho, Dona, José Zito e Mário.

O site esclarece que o § 5o do art. 33 da Lei nº 9.504/97 diz que "é vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral". Portanto, a presente enquente será eliminada antes que comece o período de campanha eleitoral.”
Quanto à realização e divulgação de sondagens ou enquetes, elas somente são permitidas até o dia 5 de julho. Após este período, existe proibição para a divulgação dos dados colhidos, a exceção de pesquisas, que poderão ser realizadas durante a campanha eleitoral desde que registradas previamente junto a Justiça Eleitoral. 

A Justiça Eleitoral explica que há diferença entre as três formas de coleta de dados. A pesquisa eleitoral tem por objetivo traduzir a intenção de voto do eleitor. Devido ao poder que a pesquisa exerce sobre o eleitorado, a lei eleitoral exige o registro dos dados que são pesquisados. As pesquisas eleitorais, desde primeiro de janeiro de 2014, devem ser registradas na Justiça Eleitoral até cinco dias antes da divulgação. Por ser um trabalho formal, a divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações sobre quem contratou a pesquisa, valor e origem dos recursos gastos no trabalho, metodologia, nome do estatístico responsável, entre outros dados, caracteriza infração administrativa e os responsáveis podem estar sujeitos à multa de 53.205,00 a 106.410,00 reais.

Já a enquete, ou sondagem, consiste em um levantamento de opiniões, de caráter informal, sem controle de amostra. Os dados da enquete ou sondagem não necessitam de método para a sua realização, e eles são obtidos apenas por participação espontânea dos interessados. A divulgação de enquetes ou sondagens é permitida, desde que se mencione expressamente que não se trata de pesquisa eleitoral, mas sim de uma enquete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário