PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Ponto de Cultura homenageia parteira de Pilar no Dia Internacional da Mulher

Iranildes e Andrea Ramos, que também será homenageada
O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, entrega no dia 8 de março o Prêmio Leonilla Almeida à parteira Iranildes, de 77 anos, uma das mais conhecidas da região. Estima-se que cerca de 500 crianças nasceram pelas mãos de Iranildes, que começou a partejar aos 18 anos. Ela foi a primeira vereadora da cidade e ajudou a fundar a Maternidade Maria do Carmo, atualmente fechada. “Uma ótima indicação, pois as novas gerações precisam conhecer a história de figuras como Iranildes, a ‘enfermeira dos pobres’, como é conhecida”, disse o poeta e ex-vereador Antonio Costta.
A solenidade faz parte das atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Dentro da programação, haverá apresentação da cirandeira Odete de Pilar, que também será homenageada, e declamação de poetisas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O evento acontecerá pela primeira vez fora de Itabaiana, sede da entidade. “A Comissão do Prêmio procurou expandir o evento para outro município, para oportunizar o foco em outros exemplos de vidas femininas exemplares”, disse Renaly Oliveira, coordenadora do Ponto de Cultura.
 O Prêmio Leonilla Almeida é concedido anualmente a mulheres que tenham se destacado por suas ações em favor da coletividade e que influenciaram a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade, ou que, através da arte, contribuíram para a valorização da cultura regional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário