PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 25 de março de 2016

Crise nos municípios afeta doação de peixes na Semana Santa


Apesar de ser uma tradição nas cidades do interior, alguns municípios do estado não vão realizar a típica distribuição de pescado para que as famílias carentes tenham acesso ao alimento típico da Semana Santa: o peixe. O motivo para isso é a crise que se instalou nos municípios paraibanos e para conter gastos, prefeitos decidiram não doar o pescado.

Alguns prefeitos alegam que preferem evitar realizar esse tipo de ação, principalmente em ano eleitoral, porque pode dar problemas por conduta vedada. Para a doação de peixes, a Prefeitura precisa ter autorização específica da Câmara de Vereadores, o que não acontece em muitas cidades.

Apesar da crise que fez com que alguns municípios cancelassem a distribuição de pescado na Semana Santa, a prefeitura de Itabaiana, no agreste da Paraíba, foi uma que distribuiu curvina com a população, logo nas primeiras horas desta sexta-feira (25), mantendo a tradição e vão doar peixes para as famílias mais carentes.

Doações de pescado podem ser realizadas se houver licitação

Para o Ministério Público Estadual, a tradição de doar peixes durante a Semana Santa, realizada por vários municípios do estado, pode ser tida como compra de voto, principalmente em ano de eleição, como é o caso de 2016.
“A doação pode ser vista como compra de voto desde que não faça parte de nenhum programa social. Também se houver um parâmetro em termos de quantidade, excedendo a distribuição do ano anterior. Esse fator pode, eventualmente, ser caracterizado como infração eleitoral”, explicou uma fonte do MPE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário