PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 3 de abril de 2016

Entidades culturais se reúnem para promoção de projetos comuns



Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em reunião conjunta


A Academia de Cordel do Vale do Paraíba e o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar promovem o projeto “Cordel na rádio comunitária”, que vai abordar a vida e obra dos poetas Antonio Costta, Sander Lee, Bob Motta, Josafá de Orós, Rui Vieira, Heleno Alexandre e Walter Mário Goes, o Vavá da Luz. O objetivo é possibilitar a visibilidade dos poetas populares, “tradicionalmente excluídos como sujeitos do processo simbólico”, conforme afirma o também poeta Fábio Mozart, proponente do projeto que será financiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria Estadual de Cultura.

As duas entidades realizaram reunião de trabalho com café da manhã na residência do poeta Sander Lee, em João Pessoa, neste sábado, 2 de abril, onde se tratou ainda da organização da exposição de Thiago Alves e Otto Cavalcanti e entrega do Prêmio Leonilla Almeida em 25 de abril, evento promovido pelas duas associações culturais, na Fundação Casa de José Américo.

O projeto produzirá um livro com trechos da produção dos vates e registro em DVD dos poetas que serão entrevistados no programa “Alô comunidade”, transmitido pela Rádio Tabajara da Paraíba e retransmitido por uma rede de rádios comunitárias paraibanas. “Vamos integrar as rádios comunitárias numa série de programas onde seriam ressaltadas nossas heranças simbólicas ligadas à poesia popular”, esclarece Fábio.

O DVD será distribuído com 65 rádios comunitárias do Estado, além de Pontos de Cultura e outras entidades ligadas à cultura popular. “A rádio comunitária, como elemento de comunicação popular e democrática, tem como um dos seus mais importantes objetivos a difusão cultural e a preservação da cultura da região onde atua”, ensina Mozart. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário