PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 10 de maio de 2016

Apesar de ser a maior cidade da região, Itabaiana está fora do Mapa Turístico da Paraíba


A Paraíba tem um novo Mapa Turístico, que foi apresentado nesta quinta-feira (5) pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, e pela interlocutora do Ministério do Turismo na Paraíba, Alessandra Lontra.

Na região do agreste, apenas Campina Grande, Esperança e Ingá manifestaram interesse de participar de uma nova agenda de desenvolvimento proposta pelo Ministério do Turismo. Ao todo, 45 foram inseridos no novo modelo. Apesar de ser a cidade mais populosa e com forte apelo no campo do turismo cultural na região do vale do Paraíba, Itabaiana ficou de fora do Mapa Turístico, assim como Pilar, cidade centenária e propícia a eventos e viagens organizadas para conhecimento e lazer em elementos culturais.

Itabaiana possui uma Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, cuja dotação orçamentária para 2016, inserida na lei orçamentária anual vigente, é de quase dois milhões de reais. Na peça orçamentária, estão previstos investimentos em biblioteca pública, aquisição de móveis, construção do portal da cidade, quadras esportivas, construção do Memorial de Itabaiana, realização de eventos culturais, torneios, campeonatos e material esportivo para equipes amadoras, manutenção de campos de futebol, projeto “Lá vem o trem do Turismo”, Projeto “Bom de bola” para incentivo ao esporte e projeto “Campeão”, no mesmo sentido, além de manutenção da banda Nova Euterpe, realização de gincana interescolar e acompanhamento e participação na passagem da Tocha Olímpica pelo município, atividade que está orçada em R$ 130 mil reais.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a redução do número de municípios do Mapa permite uma maior atenção às cidades verdadeiramente turísticas. Na opinião dela, muito locais, apesar de terem força de atração turística, ainda não possuem infraestrutura necessária para atender bem os turistas. Ela acredita que, a partir de agora, haja uma política de turismo que promova o desenvolvimento econômico das regiões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário