PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Escolas da rede pública de São José dos Ramos superam meta do IDEB


São José dos Ramos foi o município no vale do Paraíba que apresentou o mais alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com 3,9 pontos, superando a meta de 3,5 para o ensino médio segundo dados de 2013 divulgado pelo Ministério da Educação. O Ideb de Itabaiana foi de 3,9 pontos, mostrando crescimento nos anos iniciais da rede pública. Atingiu a meta e cresceu, mas não alcançou 6,0.

Salgado de São Félix teve o pior desempenho no ensino médio, com Ideb de 3,3, quando a meta para o município é de 3,8 pontos. Mogeiro atingiu 3,8, com meta de 4,1. Tem o desafio de garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado. Juripiranga não atingiu a meta, teve queda e não alcançou 6,0. Em Pilar, o índice foi de 3,1, com meta de 3,3 do Ideb. São Miguel de Taipu teve 3,4 pontos, com meta de 3,6.

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.


A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário