PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 14 de maio de 2016

ITABAIANA

Moradores do Conjunto José Lins do Rego temem por novas enchentes em riacho

Ponte sendo construída em riacho

Os moradores do Conjunto José Lins do Rego, em Itabaiana, e artérias próximas como a Rua Coronel Manoel Pereira Borges, estão preocupados com possível transbordo do riacho que corta a cidade e que passa nos quintais das residências dessas localidades. Segundo eles, o problema ocorre há muito tempo e faltam ações definitivas por parte da prefeitura para resolver a questão. Com a temporada das chuvas, muita gente relembra os prejuízos causados após fortes temporais.

Durante sete anos, a jornalista Socorro Almeida morou no Conjunto José Lins do Rego. Ela diz que já foi vítima de duas enchentes. “A última foi a mais traumática. Perdi móveis e o desespero foi geral”, conta ela. Quando chove forte, os moradores ficam em estado de alerta. Tem muito lixo no riacho, já bastante assoreado.
A Prefeitura Municipal de Itabaiana não anuncia nenhuma obra de controle das enchentes no riacho, mas autorizou a construção de uma ponte que, segundo os moradores, além de represar a água, vai acumular o volume que desce de outras localidades, impedindo o curso normal. “As enchentes serão certamente mais fortes”, acredita Socorro, para quem a obra é inviável e coloca em risco as casas e seus moradores. “Cadê que mandam retirar o lixo e o matagal que represa o riacho?”, pergunta ela.

Sem manutenção para evitar o assoreamento do riacho, configura-se uma tragédia anunciada, conforme os moradores. “Se tivéssemos uma manutenção constante no riacho, seria possível evitar muitas perdas de moradores e contaminação pelas águas poluídas”, acredita ela. “Em vez de dragagem e manutenção do riacho, constroem uma ‘ponte’ totalmente irregular”, completou outro morador do Conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário