PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 28 de maio de 2016

Jornalista afirma que Paraíba tem dívida com Sivuca

O jornalista Sílvio Osias, colunista do Jornal da Paraíba, escreveu artigo neste sábado, 28, onde afirma que a data de 26 de maio, aniversário do artista, “reaviva a memória e sugere: quando, onde e por quem será, afinal, construído o memorial de Sivuca?” Ele informa que o acervo está com a viúva, Glorinha Gadelha, constituído de roupas, discos, objetos pessoais, fotos, vídeos, correspondências, partituras – centenas de itens que, reunidos num local adequado, comporiam significativo retrato de um artista que projetou internacionalmente a Paraíba e o Brasil.

Osias lembra que, em dezembro, fará uma década da morte de Sivuca. “O projeto Memorial Sivuca não é novo”, afirma ele, lembrando que esse projeto passou pelo Ministério da Cultura quando o presidente era Lula, passou pelo Governo do Estado quando o governador era José Maranhão, mais tarde chegando à UFPB.

Em julho de 2009, portanto há sete anos, o Governo da Paraíba anunciava que construiria o Memorial Sivuca. O anúncio foi do subsecretário de Cultura, Flávio Tavares, em coletiva à imprensa. O secretário afirmou que o ministro da Cultura, Juca Ferreira, agendou para dentro de dez dias tratar do projeto do memorial com Flávio Tavares, em Brasília.
O ministro Juca Ferreira afirmou que daria prioridade máxima ao assunto. O ministro foi recepcionado no aeroporto, em visita a João Pessoa, ao som do grande sucesso de Sivuca e Glorinha Gadelha, “Feira de Mangaio” e ficou impressionado pela beleza da música.

O projeto do Memorial Sivuca é de autoria da viúva do artista paraibano de Itabaiana, a compositora Glorinha Gadelha. Flávio Tavares adiantou na ocasião que o museu seria construído em João Pessoa ou na cidade de Campina Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário