PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 12 de junho de 2016

Mogeiro tem o pior índice de transparência da região, segundo Ministério Público Federal


A cidade de Mogeiro obteve o pior resultado entre todas as cidades do vale do Paraíba, ficando na 220ª posição no Estado, à frente apenas das cidades de Diamante, Cachoeira dos Índios, Imaculada e Pilõezinhos, no índice de transparência. O índice mede o cumprimento de normas da Lei de Acesso à Informação, segundo a Escala Brasil Transparente (EBT), estudo da Controladoria-Geral da União (CGU). Os índices foram levantados pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF). A nova classificação foi divulgada nesta quarta-feira (8).

Em Mogeiro, segundo os números divulgados, a primeira avaliação obteve 5,7 pontos, e na segunda caiu para 1,10. Salgado de São Félix apresenta os melhores números, com 7,6 na primeira avaliação e 8,80 na segunda, seguida por Itabaiana com 8,10, Pilar com 7,60, Juripiranga com 7,50, Ingá (6,9) e São José dos Ramos com 6,40 pontos.

A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e do Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

Para o secretário executivo da Câmara de Combate à Corrupção, Ronaldo Pinheiro, os números demonstram com dados, e de forma objetiva, a eficiência da atuação nacional do MPF. “É uma atuação de grande impacto positivo e que vai fortalecer o controle social sobre a máquina administrativa", ressalta o procurador da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário