PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Temer dará bônus para prefeituras que mais tirarem gente do Bolsa Família


O governo provisório de Michel Temer está oferecendo uma alternativa de melhoria de renda para os pequenos municípios: o corte do Bolsa Família. Os prefeitos que quiserem obter essa remuneração extra de Brasília, devem tirar o maior número de beneficiários da lista do Bolsa Família em seu município. “Esse governo ilegítimo diz que vai remunerar os municípios pra tirar gente do Bolsa Família. Em um momento de crise econômica, quando as pessoas mais precisam estar protegidas, eles vão tirá-las do programa e devolvê-las para a pobreza”, reclama Celso Marques, líder comunitário paraibano. “Além de devolver pessoas que hoje estão protegidas para a pobreza, essa proposta é mais uma forma de criminalizar os pobres, de dizer que são eles que roubam, que são os pobres os corruptos. Isso é uma completa inversão”, completou.

A Controladoria Geral da União já promove, anualmente, uma fiscalização nos entes federados mediante sorteio. Estados e Municípios participam. A CGU realizou 39 edições com 2.144 municípios sorteados, correspondendo a 38% do total de municípios brasileiros, e englobando recursos públicos federais superiores ao montante de R$ 21 bilhões, incluindo o programa Bolsa Família.
Para diminuir os custos do programa sem admitir sua redução, o governo passou a promover um pente-fino silencioso entre os cadastrados, cruzando seus dados com informações do INSS e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por exemplo. O objetivo é identificar quem possui bens incompatíveis com o teto de renda permitido aos participantes do programa (até 154 reais por membro da família, o que torna difícil a compra de um carro, por exemplo) ou está acumulando benefícios indevidamente. Os que já recebem a aposentadoria rural de um salário mínimo não podem ganhar Bolsa Família. Também estão impedidos de integrar o programa pescadores que recebem o seguro-defeso - pago durante o período de procriação dos peixes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário