PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 31 de julho de 2016

Juripiranga tem uma das piores gestões fiscais da Paraíba


A maioria dos municípios brasileiros encontra-se em situação ruim ou crítica, o pior cenário dos últimos dez anos, resultado principalmente de má gestão. No vale do Paraíba, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal, Juripiranga está entre as que apresentam pior gestão no tratamento das contas públicas, ficando em 189º lugar no ranking estadual.

Os dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) utilizam números apresentados pelos próprios municípios ao Tesouro Nacional para medir os indicadores de Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. William Figueiredo, economista da equipe técnica da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e responsável pelo estudo, destaca que “os municípios com maior fatia têm grande parte das receitas comprometidas com folha de pagamento de servidores, suas dívidas com fornecedores são maiores que o caixa existente para honrá-las e o resultado é que não sobra nada para investimentos, outro indicador que avalia diretamente a eficiência do gestor à frente do município. A mensagem é: elejam bons gestores, principalmente os que respeitem a lei.” Segundo ele, 740 municípios brasileiros ultrapassaram o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal para gasto com pessoal, que é de 60% da receita corrente líquida.

Nenhum município do Estado apresentou gestão fiscal excelente (conceito A) e apenas uma cidade conquistou boa gestão fiscal (conceito B) em 2015. Praticamente todas as prefeituras registraram dificuldades na gestão fiscal no ano passado. Dessa forma, entre os 500 menores IFGFs do país, 75 são da Paraíba. O pior índice é apresentado por Puxinanã, na 194ª posição, e o melhor é o de Bernardino Batista.


 Fonte: Correio da Paraíba (30/07/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário