PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 14 de agosto de 2016

Irmão do padre Djacy Brasileiro monta escola beneficente de cultura musical em Itabaiana


O músico saxofonista Fran Brasileiro fundou a Associação Musical Lúcio Teles em Itabaiana, com o objetivo de transmitir cultura musical para jovens carentes, uma entidade sem fins lucrativos que pretende sobreviver com ajuda de amigos e instituições do terceiro setor.

Fran Brasileiro
Fran Brasileiro é maçom e trabalha no Departamento de Trânsito da Paraíba. Transferido para Itabaiana, ficou surpreso ao saber que, na cidade de um dos maiores músicos do mundo, Sivuca, não existia uma escola musical para iniciar rapazes e moças no mundo da musicalidade, desde que a oficina de música do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar foi fechada, por ter aquela entidade ficado sem espaço físico. Amante da música, Fran Brasileiro alugou uma casa e montou a Associação Musical Lúcio Teles, que pretende trabalhar de forma colaborativa para iniciação musical da juventude.

Fran Brasileiro é irmão do Padre Djacy Brasileiro, da cidade de Pedra Branca, no sertão paraibano, que ficou conhecido no país pelas ações de protesto, pedindo socorro para os sertanejos que são vítimas da seca. Em 2007, Djacy protestou em Brasília, diante do Palácio do Planalto, portando uma cruz feita com latas vazias, usadas pelos sertanejos para carregar água.

O maestro Josino Mendes, de Itabaiana, parabenizou Fran Brasileiro pela iniciativa. Para ele, com a música se consegue resgatar aspectos culturais da região, fortalecendo a autoestima de quem aprende e ampliando os vínculos familiares dos alunos inseridos no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário