PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Itabaiana tem a décima maior taxa de homicídios da Paraíba


Relatório publicado pelo jornal Correio da Paraíba deste domingo (28) aponta que a cidade de Itabaiana apresenta taxa de homicídio de 18,2, o que coloca o município em 10º lugar na ocorrência desse tipo de crime. Com essa taxa, Itabaiana ficou à frente de, por exemplo, cidades como Cajazeiras, Sousa e Piancó, indicando que ser populosa não é regra para ser mais violenta. Assim, a sensação de insegurança permeia por todos os recantos do Estado.

As primeiras cinco colocadas no ranking são João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sapé e Guarabira, A interiorização da violência tem assustado moradores de cidades que até pouco tempo eram consideradas pacatas, e agora mais parecem cenários de guerra dos cangaceiros modernos. O tráfico de drogas é responsável pela maioria dos confrontos e mortes violentas.

Verifica-se pelos números que o aumento da criminalidade vem ocorrendo de forma assustadora. Na microrregião de João Pessoa, a taxa de assassinatos é de 64,1, considerada a 15ª mais violenta do país.

Para o delegado da Polícia Civil Lamartine Lacerda, a tendência à interiorização da violência é gerada porque as forças policiais existem em número considerado menor do que as forças do ‘estado paralelo’. Nas pequenas cidades, a pobreza da população faz com que seja mais fácil o aliciamento para o crime. “A guerra pelo poder, por disputas pelo tráfico, aumenta as estatísticas de violência nesses municípios”, ressaltou o delegado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário