PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Cordel de Fábio Mozart baseia dissertação de mestrado na área social

O folheto “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso”, de Fábio Mozart (foto), é uma das obras referenciais na dissertação de mestrado da pesquisadora Kely Cunha, de Mari. Trata-se de um estudo sobre a prática educativa dos Agentes Comunitários de Saúde naquela cidade paraibana. No entanto, a mestranda faz um “regresso” histórico para evidenciar que os agentes não são fruto do SUS, mas de lutas e reivindicações populares e o fato de Mari ter sido marcada pela chacina dos camponeses indica que este acontecimento causou um refluxo nas organizações populares locais. “Por isto, estou buscando material que possa me dar informações/indícios sobre essas organizações e o folheto ‘Mari, Araçá e outras árvores do paraíso’ é um ótimo referencial desses fatos históricos”, disse Kely.

O comunicador Manuel Batista prefaciou a obra em sua primeira edição, lançada em 2009. “Fábio Mozart é cidadão emérito de Mari, porque sua prodigalidade nos rendeu frutos que ainda hoje florescem na cidade, durante o período em que aqui viveu. Ele é um artista que faz questão de repassar conhecimentos. Fundou o grupo de teatro, jornal e outros empreendimentos sócio-culturais, a exemplo da rádio comunitária”, escreveu Batista.

O cordel “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso”, de Fábio Mozart, foi inserido na grade curricular da rede de ensino do município de Mari, através de projeto de lei apresentado pelo vereador Gugu Xavier (PTdoB), em dia 19 de fevereiro de 2013. Na justificativa, o vereador explica que a literatura de cordel é um veículo de fabuloso fomento à identidade regional, tendo nas camadas populares seus mais constantes e fiéis consumidores, sendo através dos tempos valorizada e cultuada como a verdadeira e autêntica literatura nordestina, o livro de bolso do povo da região. “O estudo de nossa história através do cordel “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso” vem recuperar nossa identidade, com ótimo resultado na auto estima do aluno que entrará em contato com o gênero mais identificador de nossa cultura, ao mesmo tempo em que aprenderá sobre os fatos marcantes da história de Mari e seus filhos ilustres”, diz Gugu no documento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário