PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 2 de setembro de 2016


Nomes exóticos e referências profissionais são aposta de candidatos a vereador no vale do Paraíba



Nó Cego, Cheira, Cula, Finfa, Cipó e Zé Gambá. Estes são apenas alguns nomes exóticos utilizados por candidatos a vereador das cidades que compõem a 6ª zona eleitoral, que tem como sede a cidade de Itabaiana. Muitos candidatos a vereador apostam nas alcunhas pelas quais são reconhecidos em suas comunidades e redes de relacionamentos para conquistar votos, ajudar os partidos a atingir o coeficiente para eleger mais representantes e, quem sabe, conquistar uma das vagas nas Câmaras.
Em levantamento das candidaturas deste ano, disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “Tribuna do Vale” identificou muitos nomes de candidatos à vereança com este perfil. Na avaliação do cientista político Joviniano Neto, estes apelidos podem parecer estranhos para o eleitorado em geral, mas normalmente são a referência dos candidatos em suas comunidades. "Se não usar, não é reconhecido", diz. "Os partidos ou coligações precisam ter o  máximo de candidatos. Quanto maior o número de candidatos, mais chance o partido ou coligação tem para eleger vereadores. Como referências em suas comunidades, esses candidatos (com nomes exóticos) podem ajudar nesta estratégia", pondera.

A reportagem identificou também muitos candidatos que se registraram com nomes em que fazem referência às suas atividades profissionais. Outros, ligam seus nomes a parentes. Candidatos ao cargo de vereador normalmente escolhem uma ou duas bandeiras de atuação, conforme seu histórico de vida e lutas pessoais. Nota-se a grande incidência de candidatos ligados ao setor de saúde, além outros que são religiosos. Para o pesquisador James Cunha, profissionais da área de saúde trabalham com pessoas com forte grau de carência, que ficam gratos pelos “favores” prestados na hora crucial da doença quando a maioria dos pobres se encontram desamparados. “Isso fideliza o voto e elege muitas pessoas que usam suas atividades na área de saúde para alavancar suas carreiras políticas”, disse Cunha. Os religiosos apostam na fidelidade dos “irmãos” de fé.
Em Ingá, registraram-se Valdir dos Telados, Marrinho, Pedro Padre, Marcelo Enfermeiro, Lavandeira, João de Jovem, Cipó e Carioca do Salão.
São Miguel de Taipu tem o Finfa, e São José dos Ramos apresenta Diu do Ovo, Biu de Nega e Irmã Marinêz, além de Jó de Fal.
Em Itabaiana, Abelhinha abre o rol dos candidatos a vereador, seguida de Branco do Povo, Camarão, Diamante Negra, Fanta Sempre com Você, Galo Preto, Irmã Adriana e Irmão Paulo, Izaias do Cachimbo, Josinaldo Tesoura de Ouro, Maurilio Show, Pina, Pastor Ronaldo, Rodrigo Feição, Severino Taxista e Zé Cobal. Na área do esporte, brigam pelos votos dos torcedores o Tuta do Botafogo e Robson do Botafogo, seguidos de perto por Zé Gambá e Zezinho Brasil.
Em Pilar, os eleitores podem escolher entre André Móveis, Bina do Sindicato, Caboré, Didi do Espetinho, Jonas Moto Peças, Júnior Locutor, Nino da Rua da Lagoa, Pintinho, Pontual e Valmir da Estação, entre outras figuras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário