PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Poetas candidatos prometem defender bandeira da cultura em Pilar

Evanio Teixeira (segundo à direita) com artistas de Pilar

Antonio Costta

Os poetas Antonio Costta e Evanio Teixeira defendem posições opostas na política de Pilar, mas concordam em um ponto: se eleitos, seus mandatos serão dedicados ao investimento e incentivo à produção e difusão cultural no Município.

Aos 36 anos, Evanio Teixeira concorre pela primeira vez ao cargo de vereador pelo Partido Progressista (PP). Ele é agente de saúde e natural de Pilar. Para Evanio, é essencial desvincular a cultura da Secretaria de Educação. “Precisamos fortalecer a Secretaria de Cultura, com recursos suficientes para propor projetos. Sei que é complicado o processo, a briga tem que ser grande para defender uma fatia razoável de recursos para o setor cultural porque muitos não enxergam o investimento na cultura como fundamental para o progresso da cidade”, observa Evanio. Ele é compositor e poeta de cordel, membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, sediada em Itabaiana. “Na minha opinião, não se justifica uma cidade histórica como Pilar não ter o setor cultural como prioritário, tendo em vista o potencial turístico da cidade”, salientou.

Outro poeta da Academia, Antonio Costta tem 44 anos e já exerceu o cargo de vereador em Pilar. Pretende voltar à Câmara pelo PTN revela que um dos seus compromissos será com a cultura e o turismo de Pilar. Ele pretende viabilizar mecanismos para colocar Pilar no Mapa Turístico da Paraíba, com o objetivo de desenvolver o turismo cultural. “É inadmissível que a terceira cidade mais antiga do Estado da Paraíba, que por três dias hospedou o imperador D. Pedro II e que serviu de berço para José Lins do Rego, um dos maiores escritores do Brasil, membro da Academia Brasileira de Letras, reconhecido internacionalmente, não faça parte do roteiro turístico de nosso Estado”, afirma Costta. Ele ressalta sua condição de poeta e escritor, autor de vários livros de poesias, inclusive da letra do Hino Oficial de Pilar. Assim como Evanio, também se propõe a apresentar projeto de lei criando a Secretaria Municipal de Cultura para fomentar recursos no sentido de dar muito mais apoio aos artistas de Pilar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário