PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Dida Moreira dá vitória ao candidato do PSB em Itabaiana

Lúcio Flávio e seu adversário, Antonio Carlos, em palanque comum

A grande expectativa de 2016, em Itabaiana, agreste da Paraíba, era sobre o desempenho do candidato do Partido Socialista Brasileiro, Lúcio Flávio Costa, que disputou pela segunda vez o cargo de prefeito da cidade. Tendo como puxador de votos o candidato a vice-prefeito, Sinval Neto, filho da ex-prefeita Dida Moreira, Lúcio Flávio emplacou seu nome com quase o duplo dos votos de 2012. Naquela eleição, ele obteve 5.556 votos e em 2016 foi votado por 9.485 eleitores. Em 2012, a então prefeita Dida Moreira apresentou o candidato Fábio Rodrigues, que foi votado por 4.097 eleitores. Em 2016, o mesmo Fábio Rodrigues teve apenas 955 votos, o que se depreende que Dida Moreira conseguiu transferir os votos dos seus correligionários para Lúcio Costa.

O atual prefeito Antonio Carlos Melo Júnior obteve quase a mesma votação da eleição anterior. Em 2012, sua votação foi de 6.192, passando para 4.747 em 2016, com perda de apenas 1.445 votos de sua base de eleitores. O que o derrotou foi a junção das duas correntes políticas de oposição e as dificuldades que não soube superar na gestão do município. 

Dependendo do prestígio e da imagem de Dida Moreira para se eleger, o médico Lúcio Flávio deverá fazer uma administração com forte influência do grupo da ex-prefeita, pois foi graças à imagem dela que a candidatura ganhou musculatura e derrotou com larga margem de votos o atual prefeito.

Por seu lado, o PMDB de Antonio Carlos sai derrotado, mas continua bem inserido no processo político do município, garantindo ao seu líder um bom desempenho nas próximas eleições para deputado, senador e governador.

Com sua economia baseada no comércio, o município de Itabaiana vive hoje uma séria crise econômica e social. Com a prefeitura praticamente falida, na realidade de hoje, o prefeito tem duas alegrias: a primeira quando ganha a eleição e a segunda quando consegue terminar o mandato sem ter nenhum processo contra ele. Os recursos são insuficientes para atender a todas as demandas acumuladas locais. A população espera do prefeito eleito que cumpra as responsabilidades inerentes ao cargo e busque formas de contornar os grandes problemas do município, o que não será possível sem apoio das forças vivas da sociedade, incluindo os políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário