PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Câmara de Itabaiana realiza sessão solene para homenagear Adeildo Vieira

O cantor e compositor Adeildo Vieira é natural de Itabaiana

A Câmara Municipal de Itabaiana realiza nesta quinta-feira, dia 30, a partir das 18 horas, a Sessão Solene para entrega da Comenda Sivuca ao músico Adeildo Vieira. A proposição é de autoria do vereador Ubiratan Correia, que será o orador na solenidade, conforme anunciou Wellingson Chaves, Presidente da Mesa Diretora.
Após a solenidade, a Academia de Cordel do Vale do Paraíba realizará sua plenária, tendo à frente o poeta Sander Lee que receberá convidados para empossar novos membros e lançar selo comemorativo pelo primeiro aniversário da entidade.
Na ocasião, os poetas Antonio Marcos Monteiro, Thiago Alves, Pádua Gorrion, Fábio Mozart e Elcio Gomes lançarão folhetos, e o Secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, lançará a revista cultural Piriah, com distribuição de exemplares gratuitos para o público.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Poeta de Itabaiana lança quatro cordéis nesta quinta-feira na Câmara Municipal


O poeta e professor Antonio Marcos Gomes Monteiro (foto) lançará os folhetos “Branca Dias”, “Quem corta árvore florida comete uma malvadeza”, Casa de taipa” e “Nos passos de Lampião” nesta quinta-feira, 30, durante a plenária da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que será realizada na Câmara Municipal às 20 horas.
Antonio Marcos nasceu no sítio Onça, município de Itabaiana, onde teve os primeiros contatos com a literatura de cordel. Graduado em língua portuguesa e pós graduado em literatura, o poeta  também tem formação em artes visuais. Ensina na escola El Shadday e Escola Estadual Professor Maciel, em Itabaiana. Sua coleção de folhetos tem mais de mil títulos de vários cordelistas brasileiros.
A plenária da Academia de Cordel programa ainda lançamentos dos poetas Fábio Mozart, Pádua Gorrion e Elson Lima, de Ingá. Na oportunidade, o Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, lançará a revista Piriah e assinará convênio com a Sociedade Amigos da Rainha para cessão de galpão onde será construído um centro cultural. Consta ainda na programação, homenagem ao cantor e compositor itabaianense Adeildo Veira.  

terça-feira, 28 de junho de 2016

Pastor poeta de Ingá assume cadeira na Academia de Cordel

O poeta Elson Gomes (foto), de Ingá, tomará posse na noite de quinta-feira próxima (30) na Cadeira 40 da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. A solenidade será realizada na Câmara Municipal de Itabaiana, e reunirá confrades e confreiras, além de convidados especiais, a exemplo do poeta Damião Ramos Cavalcanti, da academia Paraibana de Letras e Lau Siqueira, Secretário de Cultura do Estado da Paraíba.
Caberá ao poeta Pádua Gorrión, de Itatuba, membro da Academia, fazer, em nome da instituição, a recepção de Elson Gomes como novo sócio efetivo da instituição que comemora um ano de fundação, oportunidade em que será lançado selo comemorativo pela efeméride, em ato solene promovido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Na ocasião, vários poetas da Academia lançará folhetos e o Secretário Lau Siqueira lançará a revista cultural Pirahi.
Elson Gomes é bacharel e mestrando em Teologia, escritor, palestrante e pregador itinerante. Escreveu o livro “Onde Deus está” e publicou trinta folhetos, todos pela Editora Cordel Gorrión.
A Cadeira nº 40 tem como patrono o poeta Firmino Teixeira do Amaral, piauiense de Luiz Correia, nascido em 1896 e falecido em 1926. Viveu boa parte da vida em Belém do Pará, sendo um dos principais autores da Editora Guajarina, uma das maiores gráficas de cordel do passado. Firmino é autor do clássico folheto “Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum”, escrito por volta de 1916.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

PTN rompe com prefeito de Itabaiana e sinaliza para apoio a Zé Sinval


O Partido Trabalhista Nacional de Itabaiana rompeu aliança com o PMDB do prefeito Antonio Carlos Melo Júnior e apoiará a candidatura de José Sinval, do PTB, filho da ex-prefeita Eurídice Moreira, a dona Dida. É o que se constatou durante a Convenção Municipal do partido realizada ontem (26) na Câmara Municipal de Itabaiana. O pré-candidato Sinval discursou, elogiando o Josinaldo Jojó, Presidente do PTN, lamentando a ausência das lideranças políticas da cidade, já que só ele e o comunista Marcos Preto marcaram presença na Convenção, como pré-candidatos a prefeito.
O líder local do Partido Popular Socialista – PPS, professor Valmir Camilo, esteve presente na convenção do PTN e disse acreditar que a vereadora Rosane Almeida acabará por definir seu apoio à coligação com Sinval Neto. “Como político com pouca experiência, mas conhecendo a realidade do Estado, acho que o Governador só lançará candidato em Itabaiana se tiver chance de vitória, e nesse caso, os dois nomes atuais, Dr. Lúcio e Rosane Almeida, correspondem ao discernimento político proposto pelo Governo do Estado. Sem esse quadro, penso que o Governador apoiará o prefeito, em retribuição ao apoio recebido na eleição para governador”, analisou o professor Valmir.
Entre os políticos presentes, registrou-se a presença de Misso do Botafogo e Arnaldinho, filho do ex-vereador Arnaldo Trajano, que tentará uma vaga na Câmara, substituindo seu pai que foi vereador por muitos mandatos.



domingo, 26 de junho de 2016

ITABAIANA

Cordelista de Campina Grande toma posse na Academia do Vale nesta quinta-feira

O cordelista Marconi Araújo tomará posse como sócio efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba no dia 30 de junho, quinta-feira, na Câmara Municipal de Itabaiana, durante plenária da entidade conduzida pelo poeta Sander Lee, Presidente. Na mesma solenidade, tomarão posse como sócios efetivos os poetas Elcio Gomes, de Ingá, e Jandira Lucena, de João Pessoa, além do músico Magno Carvalho, de Cabedelo, e do ativista cultural Davi Alves, de Itabaiana, na categoria sócio contribuinte.
O evento programa solenidade de assinatura de comodato pelo Secretário de Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, para cessão de galpão destinado à construção de centro cultural em Itabaiana, a cargo da Sociedade Amigos da Rainha e Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Na oportunidade, o compositor Adeildo Vieira receberá comenda Sivuca, outorgada pela Câmara de Vereadores. A plenária também programa lançamentos de vários trabalhos de poetas da Academia, entre eles o folheto “Chico Veneno, o homem que intoxicou a burguesia”, de Fábio Mozart.
Marconi Araújo é graduado em Estatística, e Matemática, bacharelado em Direito. Funcionário da Justiça Federal na Paraíba, ganhou o concurso “Justiça Federal em cordel”, promovido pela instituição em 2003, com o trabalho “Justiça Federal fazendo história” que foi publicado no jornal “Tribuna Jurídica”, da Associação dos Advogados de Campina Grande. 

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Cordel recupera memória de jornalista revolucionário itabaianense

O folheto “Chico Veneno, o homem que intoxicou a burguesia”, de Fábio Mozart, recupera a memória de importante e rico período das lutas sociais e do jornalismo de resistência em Itabaiana nos anos 60/70, apresentando um panorama da vida de Francisco Almeida (foto), que foi ativista político, cineasta, agitador cultural e mentor da imprensa alternativa na cidade, nos anos da ditadura militar.
Como jornalista da imprensa alternativa, fundou o jornal “Evolução”. Pela sua coragem de se opor ao regime militar, foi preso e torturado, contribuindo para a reorganização política das esquerdas naqueles tempos. Francisco Almeida protagonizou importantes feitos na cultura paraibana, tendo sido um dos primeiros cineastas a trabalhar com a temática das populações quilombolas no alto sertão da Paraíba. O autor constrói o folheto a partir de relatos dos seus familiares e amigos, como o gravurista Unhandeijara Lisboa. “A vida de Chico daria um relato extenso em livro, que um dia me proponho a escrever, mas, por enquanto, quero oferecer às novas gerações essa memorialística poética de um dos personagens mais controvertidos e polêmicos da história de Itabaiana, terra de outro revolucionário que ficou nos registros da luta popular, o camponês Pedro Fazendeiro”, disse Fábio Mozart.
O folheto será lançado no dia 30 de junho, na Câmara Municipal de Itabaiana, juntamente com outros trabalhos de poetas cordelistas da  Academia de Cordel do Vale do Paraíba, como Thiago Alves, Pádua Gorrión, Marconi Araújo e Antonio Marcos. Na oportunidade, o compositor Adeildo Vieira receberá a comenda Sivuca e o Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, lançará a revista cultural Piriah.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

PROTESTO DE LEITOR DA TRIBUNA DO VALE


O leitor que se identifica como Fábio Costa enviou mensagem ao blog Tribuna do Vale, nos seguintes termos: “Infelizmente esse noticiário passou de um jornal de respeito para um guia de fofocas. As contas de 2012 de Tom Maroja foram aprovadas por unanimidade e em 2013 ele nem prefeito era mais.”
O editor lamenta que a notícia sobre contas públicas não tenha atendido à demanda e expectativa do leitor, certamente correligionário do político citado. Por sua própria enunciação, a mensagem do leitor encarna as propriedades comumente associadas aos bajuladores, mas, o que vem ao caso é a veracidade ou não do que foi publicado. O blog informa ao leitor e ao público em geral que acessa este noticiário que a base da notícia em discussão está no portal do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba com o título: “Lista dos gestores com contas julgadas irregulares encaminhadas à Justiça Eleitoral”. Resta saber se o zeloso leitor Fábio Costa enviou também mensagem indignada àquele órgão público, protestando contra a citação do seu líder na citada lista. A ressalva é para a correção do informe, posto que, na lista do TCE, as contas reprovadas do senhor Antonio Maroja referem-se aos anos de 2005, 2003 e 2010.
Por oportuno, o blog Tribuna do Vale informa que não tem qualquer vínculo institucional, comercial ou ideológico com prefeituras, câmaras ou lideranças políticas atuantes no vale do Paraíba, região focada pelo noticiário. E estamos ao dispor do leitor que quiser esclarecer ou contestar qualquer matéria aqui publicada, desde que se atenha aos princípios da boa educação e do respeito, porque não somos nenhum pasquim aventureiro, picareta e “toqueiro”.

O editor 

Itabaiana terá projeto de popularização do acesso ao livro no Centro Social Urbano


A Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba anuncia a instalação do projeto “Corredor de leitura” no Centro Social Urbano de Itabaiana. Revitalizado, o projeto iniciará em João Pessoa nos bairros Geisel, Valentina, Cruz das Armas e Mandacaru. Depois, serão instaladas unidades em Itabaiana e Esperança.
O Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, informou que o objetivo do projeto é popularizar o acesso ao livro e à literatura com estrutura mínima e custo zero, trabalhando com livros e estantes doados e a permissão das instituições, associações de bairro, pontos de cultura etc. Em Itabaiana, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar será um dos locais onde funcionará unidade do projeto, tão logo a entidade disponha de sua sede. “Desta vez, além do apoio da Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, teremos apoio da FUNESC a partir do Sistema Estadual de Bibliotecas”, adiantou Lau Siqueira.
O projeto aceita doações de livros, com exceção de livros didáticos, técnicos ou publicações como listas telefônicas. Os livros podem ser remetidos para a SECULT-PB ou para a Biblioteca Juarez Gama Batista, do Espaço Cultural, ou ainda para os Centros Sociais Urbanos citados, após o lançamento do projeto. “Como diz Antônio Cândido, a ‘Literatura é um direito humano’. Os direitos somente são respeitados quando o acesso a eles é democratizado”, finalizou Lau Siqueira, que estará em Itabaiana no dia 30 de junho para assinar termo de comodato para a futura sede do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.


quarta-feira, 22 de junho de 2016

Juripiranga tem intervenções urbanas e recuperação de vias

A Prefeitura de Juripiranga está recuperando calçamento das ruas Centro Cívico, próximo da Radical Fm, rua São Paulo, por trás do Mercadinho Nossa Senhora do Carmo, na rua Rio Grande do Norte, rua Brasília, a travessa que liga as ruas Minas Gerais e rua Goiás, rua Espírito Santo, rua Paraíba, na altura da oficina do popular Moacir e na rua Paraná. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Transporte, são serviços de recuperação de calçamentos, construção de galerias, arborização e calçadas públicas.
Também foi feita uma ação importante do ponto de vista ecológico na Avenida Liberdade. Trata-se da preparação dos canteiros centrais daquela via em frente ao anexo do CRAS para arborização, em parceria com a Associação Vida + Verde.
A Rua Clóvis Correia também está recebendo atenção da gestão municipal com a construção de galerias que melhorarão o fluxo do esgotamento sanitário daquela via.
Ainda nas ruas Nossa Senhora da Soledade e Avenida Liberdade estão sendo construídas calçadas públicas (passeios) para facilitar a passagem de pedestres e dar urbanidade àquelas vias públicas, além de serem iniciadas as obras de aterro do açude São Gonçalo.


terça-feira, 21 de junho de 2016

Secretaria de Saúde de Pilar entrega fardamento aos agentes comunitários de saúde

Secretário afirma que Pilar foi a primeira cidade do Vale do Paraíba a implantar e-SUS


Secretário de Saúde (a direita) faz entrega de fardamento
e Pilar foi a rim
Na manhã desta segunda-feira (20) de junho, a Prefeitura de Pilar, através da Secretaria de Saúde, fez a entrega de fardamentos e materiais aos Agentes Comunitários do município. Em reunião na Secretaria de Saúde, o secretário de saúde Jankanderson Valério junto com a coordenadora de atenção básica Isnery, fizeram a entrega de kit contendo blusa, bolsa e materiais de expediente.


Jankanderson em sua fala enfatizou a crise no setor saúde vivida pelos municípios, e que desejava fazer muito mais pelos ACS, entretanto, disse que é de suma importância dar condições para esses profissionais trabalharem com dignidade e que dentro do possível vem tentando fazer a sua parte frente a pasta.

Ainda enfatizou que a cidade de Pilar foi a primeira no Vale do Paraíba a implantar o sistema e-SUS. O e-SUS AB é uma estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar o sistema de informação da Atenção Básica de saúde em âmbito nacional. O sistema tem registro individualizado de cada cidadão. Com isso, os profissionais terão acesso ao histórico de atendimentos do usuário e poderão, por exemplo, deixar lembretes ou indicações para que o atendimento possa ser feito da melhor forma possível.

A coordenadora Isnery ressaltou a importância dos agentes dentro da Atenção Básica do município. “São essenciais, informando e conscientizando, levando saúde para a população”, finaliza.   

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Lei da ficha limpa “queima” candidatura de Tom Maroja e outros agentes públicos do vale do Paraíba


Seiscentos e sete gestores públicos da Paraíba com contas reprovadas no Tribunal de Contas do Estado nos últimos oito anos estão na lista que foi entregue hoje, segunda-feira (20), às 11h, pelo presidente em exercício do TCE-PB, conselheiro André Carlo Torres Pontes; e pelo corregedor geral, conselheiro Fernando Catão, ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba (PRE-PB). A entrega cumpre a legislação eleitoral que determina o envio das informações até o dia 5 de julho do ano da eleição.

De acordo com explicação do corregedor do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, “a lista não é dos gestores inelegíveis, como pensam erroneamente algumas pessoas, uma vez que somente a Justiça Eleitoral pode declarar a inelegibilidade”. Na listagem, segundo ele, constam os nomes dos gestores públicos da Paraíba que tiveram as contas consideradas irregulares pelo colegiado a partir de 5 de julho de 2008 até 16 de junho de 2016. Ela ainda pode ser atualizada até 5 de julho.
“Na lista tem todos os gestores que já tiveram as contas reprovadas, cujos processos já transitaram em julgado, assim como aqueles que tiveram as contas consideradas irregulares e ingressaram com recurso sem efeito suspensivo. A lista será atualizada até a emissão da lista final no dia 5 de julho, a qual ajudará o TRE no processo eleitoral que se avizinha”, comentou, ao enfatizar que alguns nomes ainda podem ser incluídos, dependendo do andamento do processo, no caso dos recursos junto ao TCE-PB.

No vale do Paraíba, aparecem 18 agentes públicos na lista dos que tiveram contas reprovadas. De São José dos Ramos, está o vereador Erinaldo Viana (contas de 2008), José Carlos da Silva (contas anuais de 2013), Cícero Mendes (2009), Luciene Ramos (contas reprovadas do Instituto de Previdência dos Servidores do Município) e os ex-prefeitos Maria Aparecida Amorim (contas de 2013) e Antonio Azenildo Ramos (2011).

O ex-prefeito Apolinário dos Anjos Neto (2009 e 2010) foi o único gestor que teve contas julgadas irregulares em Salgado de São Félix.

De Pilar, constam na lista o ex-vereador Wilton Pontual (contas de 2011), ex-prefeito José Benício Filho (2009 e 2010) e Josemar Ferreira (Contas do Fundo Municipal de Saúde, de 2012 e 2014).

São Miguel de Taipu aparece na lista do TCE através de José Cassemiro da Silva Filho (Contas da Câmara de 2012).

Em Mogeiro, foi citado o atual prefeito Antonio José Ferreira, com contas anuais reprovadas em 2012 e 2013.

De Itabaiana, o ex-vereador Pedro José da Silva teve contas reprovadas em 2009, além da ex-prefeita Eurídice Moreira e Maria Auxiliadora Correia de Melo, que teve as contas anuais do Fundo Municipal de Assistência Social reprovadas em 2013 e 2014.

Em Juripiranga, aparece o nome do ex-prefeito Antonio Maroja Guedes, com contas reprovadas em 2012 e 2013, além de Francisco Chimendes da Silva (2013).


Secretário de Cultura lança revista literária em Itabaiana

O Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, anunciou que lançará a revista Piriah no dia 30 de junho, às 20 horas, na Câmara Municipal de Itabaiana. A revista, em primeira edição, publica produção em arte e cultura da Paraíba.
Durante o evento, também serão lançados vários folhetos de cordel e o livro “Cantigas de despertar”, do jornalista Fábio Mozart, além do cordel “Chico Veneno, o homem que intoxicou a burguesia”, do mesmo autor. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos estará apresentando o selo comemorativo do primeiro aniversário da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, promotora do evento juntamente com a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba (Ponto de Cultura Cantiga de Ninar).
Sobre a revista, assim se expressou Lau Siqueira, seu idealizador: “O projeto inicial era de uma revista no mínimo bimestral, mas a conjuntura econômica nos empurrou para a semestralidade”. “O importante é garantirmos um espaço para o debate estético, principalmente fora das publicações oficiais que algumas vezes buscam apenas estratégias de convencimento. Queremos fazer o debate sobre os caminhos que este novo momento, sem a presença do MinC. Aliás, uma boa proposta de pauta para o próximo número”, concluiu.

domingo, 19 de junho de 2016

Pilar recebe verba para adquirir equipamentos médicos hospitalares


O Governo Federal, através dos ministérios da Saúde, Cidades e Turismo, liberou R$ 48.750,00 para a Prefeitura de Pilar, destinado à compra de equipamentos médicos hospitalares, segundo informou o deputado Manoel Júnior.
Além de Pilar, as emendas liberadas contemplam as cidades de Alagoa Grande, que receberá R$ 243.750,00 para construção da ponte sobre o canal da lagoa do Paó; Aroeiras, beneficiada com R$ 56.072,50 para pavimentar ruas projetadas e trecho da rua principal, no Pedro Velho; Livramento, com emenda de R$ 110.609,00 para obras de infraestrutura urbana; e João Pessoa com R$ 406.520,00, destinados ao hospital Napoleão Laureano.
Em Pilar, o hospital local encontra-se fechado desde o ano passado, para realização de reformas com recursos de emenda parlamentar do deputado Agnaldinho (PP), filho da prefeita Virgínia Veloso. Até o momento, nenhum centavo dos R$ 499.000,00 liberados (Convênio nº 821263) foi liberado. “Fecharam o hospital mediante promessa de reforma que não se concretizou”, afirma Wilton Pontual, líder da oposição. 

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Poeta de Pilar apresenta-se como pré-candidato a vereador pelo partido da prefeita Virgínia

O poeta Evanio Teixeira, de Pilar, acaba de informar que tentará uma vaga na câmara de vereadores, representando o sítio Figueiras, onde reside. Poeta e líder da categoria dos Agentes Comunitários de Saúde, Evanio disse que conta com os colegas e os artistas independentes de seu Município. “Músicos, poetas, artesãos e outros segmentos do setor dos agricultores e lideranças comunitárias estão me dando apoio”, disse ele.
Evanio promete defender políticas públicas que venham a beneficiar os artistas da cidade e do campo. “Mais investimento na cultura, mesmo sabendo das limitações orçamentárias da Prefeitura, porque acredito que uma comunidade só progride se apostar nos seus produtores culturais”, alega o pré-candidato, filiado ao Partido Progressista, a corrente política da atual prefeita, Virgínia Veloso.
“Apesar de todos os incentivos dados ao setor da saúde em Pilar ao longo dos tempos, entendo que posso fazer mais estando no centro das decisões”, afirmou Evanio Teixeira, adiantando que lutará pela construção de um Plano de Cargo e Carreira para os servidores da saúde, entre outros pontos. Para a agricultura, ele adiantou que o poder público poderia criar formas de incentivar o cooperativismo e outras ações que venham a dar ao agricultor a possibilidade de vender seus produtos por preços justos, evitando o atravessador que paga preço muito abaixo do praticado pelo mercado, desvalorizando a atividade agrícola.
Sobre a atual legislatura em Pilar, Evanio acha que os vereadores poderiam ter feito muito mais pelos pilarenses. “A Câmara deveria ter uma postura mais firme, por exemplo, na fiscalização dos gastos públicos, que é função essencial do vereador”, acredita ele, citando a Constituição Federal no seu artigo 31. “Não se trata de ser contra ou a favor, é questão de exercer o papel do parlamentar que é fiscalizar o Executivo e procurar melhorar a vida do povo”, acrescentou.
Evanio Teixeira é membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e comunicador popular, com atuação na Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares de João Pessoa, repórter do programa “Alô comunidade”, produzido pela emissora e transmitido pela Rádio Tabajara da Paraíba com uma rede de rádios comunitárias no Estado da Paraíba. “Como poeta popular, vou utilizar o cordel para divulgar minhas propostas, com uma dinâmica comunicacional que faz parte de nossa cultura de raiz”, finalizou.

Jovens da periferia de João Pessoa lançam filme de ficção na Usina Energisa

Jovens componentes do elenco do filme "O menino e o mistério", de Jacinto Moreno

Os produtores do filme “O menino e o mistério” convidam para o lançamento do longa metragem, hoje, sexta-feira, 17 de junho, às 19 horas na Usina Cultural Energisa em João Pessoa, com entrada franca. Da programação constam ainda performances musicais com Max Lima, Lilian Feliciano, Denise dos Teclados, Rannya Aranha e Dan Chaves.
O produtor e roteirista do filme, Jacinto Moreno, trabalha há mais de dez anos com vídeo no Bairro dos Novais, na capital paraibana, envolvendo principalmente jovens artistas. São mais de oito curtas, documentários e outros trabalhos na área do áudio visual. “Na periferia também se faz e se consome cultura, e até nossas próprias dificuldades econômicas estimulam a criatividade em iniciativas no campo cinematográfico, entre outros”, afirmou Jacinto. Para o produtor Marcos Veloso, “na periferia se produz cotidianamente práticas alternativas que configuram uma cultura de resistência, que pode ser vigorosa e rica de significados”.

Jacinto Moreno é diretor e roteirista de vários curtas em vídeo, além de ator e encenador. Ele e Marcos Veloso participam do Núcleo de Audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana. Em 2014, Moreno teve seu filme “Covas da Iria” escolhido em primeiro lugar no Festival de Curtas de Boa Vista, na Paraíba. A premiação foi decidida por unanimidade pelos jurados do festival, ganhando ainda o direito de concorrer em evento de cinema em Portugal. 

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ministério Público Federal aciona prefeito de Mogeiro por não cumprir lei da transparência

O Ministério Público Federal anunciou que vai acionar 2.109 gestores públicos, entre prefeitos e governadores, por não cumprirem o que determinam as leis de transparência no país. A decisão foi tomada a partir de um estudo sobre como as cidades e os Estados oferecem (ou não) acesso a dados públicos. Na região do Vale do Paraíba, a prefeitura de Mogeiro é uma das que serão acionadas por ter um dos piores resultados no Estado.
O Ministério Público diz que a iniciativa de mapear e expor o grau de transparência no Brasil “conseguiu, em apenas seis meses, elevar em 31% o índice nacional''. O resultado foi considerado “bastante expressivo'', sobretudo porque ainda “não traduz os efeitos positivos que ainda virão com a segunda divulgação do ranking e a propositura das ações civis públicas''.
No ano passado, em 2015, o Ministério Público apenas divulgou os resultados apurados. Agora, seis meses depois, além de publicar o ranking da transparência no país, prefeitos e governadores serão acionados judicialmente nos casos em que as leis não estejam sendo cumpridas.
“Como nem todas as recomendações foram cumpridas, 2.109 ações civis públicas foram propostas em todo o país para forçar os gestores que ainda insistem em descumprir a legislação'', informa o Ministério Público.
O levantamento checa se os 26 Estados, o Distrito Federal e os 5.567 municípios cumprem as exigências legais e boas práticas no acesso e na divulgação de informações públicas. Trata-se de verificar se os entes da Federação oferecem acesso facilitado a dados públicos, uma ferramenta considera vital no combate à corrupção.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Governo Federal suspende verba para saúde básica em Juripiranga e mais 14 cidades paraibanas


Após o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB) retirar parte da verba  que já tinha sido destinada a obra do viaduto Governador Eduardo Campos, popularmente conhecido como “viaduto do Geisel”, agora, mais incentivos financeiros foram retirados da Paraíba, desta vez  pelo ministro da Saúde Ricardo Barros.
Quinze cidades da Paraíba tiveram incentivos financeiros para Saúde suspensos pelo governo do  presidente interino Michael Temer (PMDB), após problemas no cadastro dos profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). As verbas eram destinadas a equipes de Saúde da Família (ESF), de Saúde Bucal (ESB) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A suspensão foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (13).
As cidades paraibanas afetadas com a suspensão foram: Barra de Santana, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Gurinhém, Itapororoca, João Pessoa, Juazeirinho, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Patos, Pitimbu, Santa Rita, Sapé e Serra Grande. O município mais afetado pela suspensão foi Santa Rita, na região da Grande João Pessoa, com o corte de repasses financeiros para 25 equipes, sendo três de Saúde da Família, três de saúde bucal e 19 de agentes comunitários de saúde.
Ainda de acordo com a publicação do Diário Oficial da União, foram considerados para a suspensão os esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica e a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos para Municípios e Distrito Federal.
Embora, o preponderante foi a irregularidade  no cadastramento de profissionais da Saúde da Família identificadas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). De acordo com a portaria do MS, os municípios apresentaram duplicidade no cadastro de profissionais.

A suspensão do repasse de incentivo para os municípios é referente a competência financeira de março de 2016. A medida impede envios futuros de incentivo. Além dos 15 municípios paraibanos, outras 207 cidades brasileiras foram afetadas pela portaria.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Caravana do Coração estará em Itabaiana para atender crianças e gestantes


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quarta vez que o evento acontece no Estado e, nesta edição, que será realizada de 4 a 17 de julho, 13 municípios serão contemplados. A Caravana estará em Itabaiana no dia 16 de julho, realizando um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas.
Para esta caravana, os municípios beneficiados com os serviços são: Sumé, Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira e Itabaiana.
Serão contemplados municípios paraibanos do Sertão até a Capital. A caravana sairá no dia 3 de julho do Recife, parando em João Pessoa para se juntar aos colegas profissionais paraibanos. Em seguida, rumará até Monteiro, a primeira cidade do Sertão, e vem voltando pelas cidades da Zona da Mata até chegar a Itabaiana no dia 16 de julho. A equipe é formada por 50 profissionais.

A IV Caravana do Coração terá duração de duas semanas, com o objetivo de aumentar o número de pacientes atendidos e capacitações através de um maior contingente de profissionais. Para este ano, a meta é atender cerca de 1300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes nas mais diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Em apelo, estudante denuncia situação famélica de servidores públicos em Itabaiana

O estudante Júlio Nunes denunciou nas redes sociais que os prestadores de serviço da Prefeitura de Itabaiana (PB) estão sofrendo necessidade premente de alimentos para continuar suas atividades, por não receber salários. “Testemunhei um vigia da Prefeitura desmaiado no depósito, com sintomas de inanição”, disse ele, pedindo ao prefeito Antonio Carlos Melo Júnior que “tenha misericórdia não só desse empregado, mas de todos os vigias, cozinheiras e demais prestadores de serviço que não estão recebendo seus salários. Será que terá que morrer de fome algum prestador de serviço para que o gestor de nossa cidade cumpra com o que prometeu quando ganhou a eleição?”, indagou.

Com dificuldades para honrar a folha de pagamento, a Prefeitura local vem pagando R$ 300 reais a cada prestador de serviço, nas atividades consideradas essenciais como coleta de lixo, para que não ocorra solução de continuidade nessas áreas. No entanto, mesmo esse abono está atrasado, segundo alguns servidores.

O servidor público municipal Roberto Fequine fez um apelo para que os vereadores aprovem lei obrigando a Prefeitura a pagar os salários dos funcionários dentro do mês trabalhado. "Sou concursado da Secretaria de Infraestrutura e já estou com dois meses de salários atrasados", disse ele.  


domingo, 12 de junho de 2016

Mogeiro tem o pior índice de transparência da região, segundo Ministério Público Federal


A cidade de Mogeiro obteve o pior resultado entre todas as cidades do vale do Paraíba, ficando na 220ª posição no Estado, à frente apenas das cidades de Diamante, Cachoeira dos Índios, Imaculada e Pilõezinhos, no índice de transparência. O índice mede o cumprimento de normas da Lei de Acesso à Informação, segundo a Escala Brasil Transparente (EBT), estudo da Controladoria-Geral da União (CGU). Os índices foram levantados pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF). A nova classificação foi divulgada nesta quarta-feira (8).

Em Mogeiro, segundo os números divulgados, a primeira avaliação obteve 5,7 pontos, e na segunda caiu para 1,10. Salgado de São Félix apresenta os melhores números, com 7,6 na primeira avaliação e 8,80 na segunda, seguida por Itabaiana com 8,10, Pilar com 7,60, Juripiranga com 7,50, Ingá (6,9) e São José dos Ramos com 6,40 pontos.

A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e do Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.

Para o secretário executivo da Câmara de Combate à Corrupção, Ronaldo Pinheiro, os números demonstram com dados, e de forma objetiva, a eficiência da atuação nacional do MPF. “É uma atuação de grande impacto positivo e que vai fortalecer o controle social sobre a máquina administrativa", ressalta o procurador da República.

sábado, 11 de junho de 2016

IFPB campus Itabaiana tem obras reiniciadas

Reunião para reativar obras do campus em Itabaiana

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) na cidade de Itabaiana, terá suas obras reiniciadas, conforme assinatura de Termo de Compromisso, evento que contou com a presença do prefeito da cidade, Antonio Carlos de Melo Júnior, equipe da construtora e representantes do IFPB. Atualmente, obra tem apenas 30% e deverá ser concluída em 2018.

A primeira etapa da construção do campus terá edificação de um bloco administrativo e dois acadêmicos. Finalizada a primeira fase, o campus ainda terá outras duas etapas em que serão erguidas outras instalações, a exemplo de biblioteca, auditório, quadra de esportes, refeitório, entre outros.

A empresa responsável pela construção dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) na cidade de Santa Rita e Itabaiana, a Compac Engenharia LTDA, influenciada pelos sucessivos atrasos no pagamento dos serviços prestados, desistiu do contrato de licitação, paralisando as obras nas duas unidades da instituição. Foi feita outra licitação e as obras terão prosseguimento.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

PILAR

Moradores reclamam de condição precária de estrada vicinal

 

Estrada na zona rural de Pilar


Os moradores do sítio Jacaré, zona rural de Pilar, têm reclamado com frequência das condições de trafegabilidade existente no local. 
Recentemente, com as últimas fortes chuvas na região, a estrada que liga a sede do município à zona rural ficou praticamente intransitável.

 

Após diversas reclamações nas redes sociais, a Prefeitura local despejou material para tapar os buracos maiores no povoado Jacaré. “Precisamos de terraplanagem e um cuidado maior com essa localidade, pois temos dois vereadores que moram aqui, mas só se lembram da gente em véspera de eleição e para fazer serviço incompleto”, disse Danielly Gomes, da Associação de Moradores”.

 

Como se já não bastassem as péssimas condições das estradas, os equipamentos públicos  estão sendo tomados pelo matagal e lama no entorno, como é o caso do posto de saúde.  

 

De acordo com Dedinha Valentim, morador, há algum tempo que a situação vem se agravando. “O mais vergonhoso é que os chamados representantes do povo passam por esse lamaçal todos os dias. Estamos entregues às baratas e tratados como porcos, porque os porcos é que gostam de lama”, reclamou.

 


 

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Banda Sonata defende música de Fábio Mozart para ser incluída no CD “Music from Paraíba”

Arnaud do Sax
Sob o título "Toada de terreiro”, a música de Fábio Mozart e Orlando Otávio é uma das que estão disputando o Edital de Seleção para participação no CD “Music from Paraíba III”, promoção da Fundação Espaço Cultural. A música tem execução da banda Sonata, sob a liderança do saxofonista Arnaud Neto.
O objetivo principal do projeto é a divulgação dos artistas paraibanos no exterior. Trata-se de uma plataforma para divulgação e exportação da música local através da distribuição gratuita da coletânea produzida pela Funesc, na feira de Música WOMEX (World Music Expo), que em 2016 acontecerá na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha.
O projeto, que já está na sua terceira edição, já contemplou 90 artistas paraibanos. Na primeira coletânea foram 20 artistas e na segunda esse número foi ampliado para 70. A iniciativa já esteve presente em três edições da WOMEX que aconteceram em Cardiff – País de Gales (2013), Santiago de Compostela – Espanha (2014) e Budapeste – Hungria (2015).
A banda Sonata é uma orquestra especializada em casamentos, formaturas, bodas, eventos corporativos e festas em geral. Liderada pelos músicos Arnaud do Sax e Max Mozart, a orquestra Sonata se destaca devido à sua animação, interatividade com o público e o amplo repertório eclético, totalizando quatro horas de baile, tendo trabalhado nos mais renomados buffet's e casas de recepção da Paraíba e estados vizinhos.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Temer dará bônus para prefeituras que mais tirarem gente do Bolsa Família


O governo provisório de Michel Temer está oferecendo uma alternativa de melhoria de renda para os pequenos municípios: o corte do Bolsa Família. Os prefeitos que quiserem obter essa remuneração extra de Brasília, devem tirar o maior número de beneficiários da lista do Bolsa Família em seu município. “Esse governo ilegítimo diz que vai remunerar os municípios pra tirar gente do Bolsa Família. Em um momento de crise econômica, quando as pessoas mais precisam estar protegidas, eles vão tirá-las do programa e devolvê-las para a pobreza”, reclama Celso Marques, líder comunitário paraibano. “Além de devolver pessoas que hoje estão protegidas para a pobreza, essa proposta é mais uma forma de criminalizar os pobres, de dizer que são eles que roubam, que são os pobres os corruptos. Isso é uma completa inversão”, completou.

A Controladoria Geral da União já promove, anualmente, uma fiscalização nos entes federados mediante sorteio. Estados e Municípios participam. A CGU realizou 39 edições com 2.144 municípios sorteados, correspondendo a 38% do total de municípios brasileiros, e englobando recursos públicos federais superiores ao montante de R$ 21 bilhões, incluindo o programa Bolsa Família.
Para diminuir os custos do programa sem admitir sua redução, o governo passou a promover um pente-fino silencioso entre os cadastrados, cruzando seus dados com informações do INSS e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por exemplo. O objetivo é identificar quem possui bens incompatíveis com o teto de renda permitido aos participantes do programa (até 154 reais por membro da família, o que torna difícil a compra de um carro, por exemplo) ou está acumulando benefícios indevidamente. Os que já recebem a aposentadoria rural de um salário mínimo não podem ganhar Bolsa Família. Também estão impedidos de integrar o programa pescadores que recebem o seguro-defeso - pago durante o período de procriação dos peixes.


terça-feira, 7 de junho de 2016

ARACÍLIO ARAÚJO:

“Não vejo perspectiva de futuro para Itabaiana, mas votaria em Lúcio Flávio como uma aposta para ver se muda alguma coisa”

 




O cantor e compositor itabaianense Aracílio Araújo falou com exclusividade para a Tribuna do Vale sobre política. Vivendo atualmente em Olinda, Aracílio teceu comentários sobre a política itabaianense, dizendo-se descrente nas lideranças políticas atuais. “Não quero ser pessimista, mas não vejo quase nenhuma perspectiva de futuro, pois a cada eleição temos novas decepções. Olhando de longe, acho que esse Lúcio Flávio poderia representar uma mudança de mentalidade, e apostaria nele para ver se alguma coisa se modifica nessa terra tão bonita e tão rebaixada”, disse ele. Para Aracílio, Lúcio Flávio é “uma reserva moral da cidade a quem honra com sua inteligência”.

Aracílio falou sobre a passagem da Tocha Olímpica em Itabaiana, dizendo-se orgulhoso por ter sua terra merecido destaque neste evento internacional. “Ainda bem que fomos lembrados, pena que o cenário urbano no centro da cidade não estivesse condizente com a magnitude do evento”, disse ele.

O cantor estará realizando show na Paraíba em dezembro, no Clube da Caixa, na praia do Cabo Branco em João Pessoa, na programação do projeto “Tributo a Gonzagão” promovido pelo comunicador Orlando Camboim.

Entre outras parcerias famosas, Aracílio gravou com Alceu Valença no CD intitulado “Forró de Todos os Tempos”, assinando cinco de suas obras. No dizer de Alceu Valença, o compositor e cantor Aracílio Araújo, “É uma formidável máquina de fazer forró”. De fato, desde 1971, quando deixou a sua terra natal, não parou de emplacar as suas composições na gravação dos mais renomados artistas nacionais, como o próprio Alceu Valença; Elba Ramalho; Fagner; Marinês e Sua Gente, além de artistas de sucesso regional como: Flávio José, Alcimar Monteiro, Maciel Melo e muitos outros.



 

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Segunda-feira começa com mais de 660 vagas para Concursos e Processos Seletivos na Paraíba

Pelo menos seis editais de concursos públicos e processos seletivos publicados por prefeituras municipais estão com inscrições abertas, num total de 661 vagas na Paraíba. As prefeituras deCoremasBernardino BatistaAreia de Baraúnas,Joca Claudino e Santa Rita inscrevem até os dias 16, 23 e 30 de junho, respectivamente, e a prefeitura de Diamante inscreve até o dia 1º de julho. 

Além dos concursos com inscrições abertas, o edital para o Curso de Formação de Oficiais (CFO PM) 2017, com 30 vagas, foi publicado e as inscrições acontecem entre os dias 4 de julho e 8 de agosto, mas é necessário que o candidato tenha realizado a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016), que vai ser a etapa intelectual da seleção.
Confira mais informações sobre os concursos e processos seletivos na Paraíba:

Cidade
Inscrições
Coremas
até 16 de junho
Bernardino Batista
até 16 de junho
Areia de Baraúnas
até 23 de junho
Joca Claudino
até 30 de junho
Santa Rita
até 30 de junho
Diamante
até 1º de julho
PMPB CFO 2017
de 4 de julho a 8 de agosto

Coremas
prazo de inscrições do concurso público para a prefeitura de Coremas, cidade do Sertão paraibano, foi prorrogadopara até o dia 16 de junho, segundo edital publicado no site da organizadora. Inicialmente, o prazo era até a terça-feira (31). O edital do certame prevê o preenchimento 185 vagas, sendo 25 delas destinadas a pessoas com deficiência. As remunerações variam entre R$ 880 e R$ 6 mil.
As cargas horárias são de 20 a 40 horas semanais, conforme o edital. As taxas de inscrição custam R$ 50 para ensino fundamental, R$ 75 para ensino médio e R$ 95 para ensino superior. As inscrições só podem ser feitas pela internet, no site da organizadora.

Bernardino Batista
A prefeitura de Bernardino Batista, no Sertão paraibano, está com inscrições abertas para um concurso público que prevê o preenchimento de 32 vagas para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 880 e R$ 2.300. As inscrições seguem até o dia 16 de junho, exclusivamente por meio da internet, no site da organizadora, a Contemax Consultoria, e as provas estão previstas para acontecer no dia 17 de julho.
edital completo com todas as informações sobre o processo seletivo pode ser encontrado no site da organizadora.
Com a reabertura, o novo prazo de inscrições reabriu no dia 23 de maio e seguem até o dia 23 de junho, exclusivamente pela internet, no site da organizadora.

Areia de Baraúnas
A prefeitura de Areia de Baraúnas, no Sertão do Estado, reabriu o edital para o preenchimento de 67 vagas, as inscrições estavam suspensas devido a problemas técnicos. No edital, os salários oferecidos variam entre R$ 880 e R$ 2 mil.

Joca Claudino
A Prefeitura de Joca Claudino, no Sertão paraibano, está inscrevendo candidatos para um concurso público com 108 vagas para cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior. Do total das vagas, sete são reservadas para portadores de deficiência e o edital ainda vai formar cadastro-reserva. As inscrições acontecem até o dia 30 de junho exclusivamente pela organizadora, a Contemax.
A taxa de inscrição é de R$ 72 para cargos de nível fundamental, R$ 80 para nível médio e técnico e R$ 110 para nível superior. Os salários variam de R$ 880 a R$ 10 mil. Veja aqui o edital completo.
saiba mais


Santa Rita
As inscrições para o concurso da prefeitura de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, foram reabertas na manhã da quarta-feira (1º), após mais de quarenta dias de suspensão. A retificação do edital, que estava prevista para ser publicada na terça-feira (31), também foi divulgada nesta quarta-feira. De acordo com o documento, as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho, exclusivamente pela internet, no site da organizadora, a Facet Concursos.
Com a retificação do edital, o cronograma de inscrições e data de prova do curso foi alterado. Segundo o documento, a previsão é de que as provas aconteçam no dia 31 de julho. O cartão de inscrição com os locais de prova estarão disponíveis entre os dias 12 e 15 de julho.
O concurso prevê o preenchimento de 161vagas apenas para a área de educação. Inicialmente o número de vagas no edital era contabilizado como sendo 152, por causa de um erro na tabela de vagas, mas de acordo com a Facet Concursos, o valor foi corrigido e a alteração deve ser publicada em uma retificação a ser divulgada no site da organizadora. Os salários oferecidos variam entre R$ 880 e R$ 1.405,53.

Diamante
A prefeitura de Diamante, no Sertão paraibano, divulgou o edital para um concurso público que prevê o preenchimento de 108 vagas, sendo cinco para pessoas com deficiência, para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 880 e R$ 10 mil. As inscrições começaram na quarta-feira (1º) e seguem até o dia 1º de julho, exclusivamente por meio da internet, no site da organizadora.

O edital completo com todas as informações sobre o processo seletivo pode ser encontrado no site da organizadora.

G1 PB