PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Ministério do Turismo pode patrocinar eventos de turismo cultural em Pilar, Itabaiana e Ingá


O Ministério da Cultura abriu inscrições até o dia 9 de março para apoiar financeiramente projetos ligados à área de turismo, através do sistema de convênios (Siconv) do governo federal. Os recursos são provenientes da programação financeira do Ministério do Turismo.
Em Itabaiana, foi realizado em 2016 um projeto ligado ao turismo artístico, cultural e ecológico. Trata-se da “Trilha das almas”, que teve sua primeira edição em 17 de setembro. O programa promoveu passeio na Jardineira Flor da Trilha, city tour nas cidades de Itabaiana e Salgado de São Félix, ciranda na comunidade Alagamar, encontro com apicultores e almoço com comidas regionais, visitação à ponte ferroviária de Guarita, feira livre de Maria de Melo, exposição da cerâmica de Nevinha, caminhadas nas veredas das Ligas Camponesas, visitação a igrejas e prédios históricos e trilha de 17 quilômetros com guia turístico especializado e apoio de segurança e socorrista. Este projeto poderá ter apoio da Prefeitura através do setor de cultura e turismo, com inscrição no Siconv.
Na cidade de Pilar, o atual Secretário de Cultura, Antonio Costta, confirma que poucas cidades no Brasil têm o potencial turístico/cultural que seu município apresenta. “A valorização da nossa cultura é um dos caminhos mais sólidos para a construção de um futuro muito mais promissor para a nossa terra, gerando renda e elevando a autoestima de nosso povo. Eu não tenho nenhuma dúvida que o apoio ao turismo cultural será um dos principais fatores para o desenvolvimento econômico de Pilar”, afirmou ele. O município deverá se inscrever para buscar apoio financeiro para projetos de turismo cultural.

O poeta Vavá da Luz, Secretário de Turismo de Ingá, também deverá coordenar, organizar e elaborar propostas para a implantação da política cultural e turística do Município com eventos de grande porte, levando em conta a realidade econômica e social local e o potencial das Itacoatiaras, monumento arqueológico que atrai turistas do mundo todo.
“Os eventos são excelentes oportunidades de atração de turistas e geração de empregos e renda nos Municípios brasileiros. Por isso, o Ministério do Turismo direciona, anualmente, parte de seus recursos para produção e divulgação de festivais gastronômicos e musicais, aniversários de cidades, e feiras em todo o país”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. Em 2016, a Pasta destinou R$ 14,3 milhões para 50 eventos realizados em vários Municípios brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário