PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 21 de março de 2017

SALGADO DE SÃO FÉLIX

Governo homenageia agricultoras de Alagamar com realização de ações



Agricultores familiares do Assentamento Alaganar, integrantes do Projeto Ecoprodutivo, executado pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e alguns parceiros, prestaram homenagem, na manhã desta segunda-feira (20), às mulheres ali residentes com a entrega de algumas ações que vão contribuir com a melhoria da qualidade de vida.
       
Foram repassadas cinco máquinas de costura para o grupo de 15 mulheres, que também receberam os certificados pela participação no curso de corte e costura realizado pelo Senar e Emater, entrega de Certidão de Aptidão do Produtor (DAP), distribuição de 105 mudas de Tuia, planta também conhecida como cedrinho, que tem efeitos medicinais e decorativos, brindes e anunciada a construção para em breve de dez barragens subterrâneas, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Salgado de São Félix, com material doado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar. A programação constou de palestra sobre os direitos da mulher e contou com a presença do Programa Saúde da Mulher da Prefeitura Municipal local.
       
Presente às homenagens, o diretor Técnico da Emater, Vlaminck Paiva Saraiva, destacou o trabalho que as mulheres realizam para o desenvolvimento da agricultura familiar, lembrando que estas desempenham um papel importante no desenvolvimento social. Ele justificou a ausência do presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, que não pode estar presente devido a compromisso administrativo.

O prefeito de Salgado de São Félix, Adjailson Andrade, parabenizou a Emater pela iniciativa de homenagear as mulheres agricultoras do Projeto Ecoprodutivo, reforçando o compromisso de continuar com a parceria com Emater na prestação de assistência aos agricultores do município. Também presentes ao evento o gerente regional da Emater em Itabaiana, Paulo Emilio, representantes do Banco do Nordeste, secretários da prefeitura local, servidores da Emater que acompanham as famílias ali residentes.

O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada, levou para o Projeto Ecoprodutivo de Alagamar diversas ações, destacando-se a recuperação de riacho com proteção de cerca de arame e plantação de mudas, distribuição de matrizes de caprinos e ovinos com cinco famílias para melhoramento genético do rebanho a partir de material produto das pesquisas da Emepa, disseminado com outros criadores, também ocorreu o Programa de Inseminação de Bovinos em 11 matrizes.

Uma das beneficiadas com o curso de corte e costura e as máquinas de costurar foi Maria Aparecida da Silva, que, depois de se aposentar como enfermeira, decidiu retornar para Alagamar. Destacou que estava tendo oportunidade de aumentar a renda familiar com uma ocupação profissional.  “É uma experiência nova que está sendo gratificante para todas as participantes do curso”, disse.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário