PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 30 de abril de 2017

Fábio Mozart relança folheto sobre líder das Ligas Camponesas

O folheto “Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano” será relançado no dia 6 de maio, sábado próximo, a partir das 18 horas, durante a Mostra Cultural da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, no Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB, com entrada franca. A obra, ganhadora do Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel do Ministério da Cultura, tem como conteúdo o destaque para a vida de Biu Pacatuba, líder das Ligas Camponesas de Sapé.
“Em sextilhas habilmente construídas, com métrica e rima apuradas, Fábio Mozart nos conta a história de Biu de Pacatuba, herói popular, agricultor que briga com os poderosos donos de latifúndios na região de Sapé; seu trabalho ombro a ombro com o também herói João Pedro Teixeira, seu companheiro de lutas, e o papel que representou na conscientização daquela população submetida a tantos anos seguidos de exploração”, assim se expressou a escritora Clotilde Tavares na apresentação da obra.
No mesmo evento, será lançado o livro “Bisaco de Poesia”, de Pedro Fernandes de Araújo, além da abertura da exposição dos artistas plásticos Otto Cavalcanti e Thiago Alves, com performances de Aline Alencar e Claudete Gomes. Na ocasião, será entregue o Prêmio Jemima Oliveira para destacar pessoas e instituições que tenham contribuído para a difusão do livro e a leitura, com iniciativas e projetos de incentivo à leitura na Paraíba, entre elas o poeta Lau Siqueira e o ativista cultural Jocelino Tomaz. Durante a noite cultural, poetas da Academia de Cordel realizarão sarau e será entregue o Troféu Zé da Luz ao compositor Roberto Cajá, à carnavalesca Ednamay Cirilo e à neta da brincante dona Nair, de Pilar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário