PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Governo registra crescimento de ações com mulheres no meio rural


Durante todo o mês de março, o Governo do Estado e a Gestão Unificada realizaram ações para homenagear mulheres agriculturas. Neste ano, a presença de mulheres do meio rural nas ações disponibilizadas pelo governo apresentou crescimento de quase 100%, segundo dados do Núcleo de Extensão Social da Emater (Nueso).

Por ocasião da realização desses eventos, em 2017 foram realizados 128 encontros em diversos municípios e registradas presenças de 5.447 participantes. No ano de 2016, neste mesmo período, aconteceram 60 eventos e participaram 2.817 pessoas. No ano de 2015, foram promovidos 23 eventos, contando 1.210 presentes. Em 2014 ocorreram 14 eventos e uma frequência de 839 participantes.

A coordenadora do Nueso, Zilda Abrantes, que faz o acompanhamento das ações no Estado, informou que as programações foram diversificadas: palestras sobre temas abordando mulheres rurais, exposições de produtos artesanais, apresentações culturais, visitas a grupos de produção. Debates sobre crédito rural, associativismo, boas práticas de fabricação de alimentos, Pronaf Mulher, a mulher na agricultura familiar, prática sobre projetos produtivos, cultivo de hortaliças, pomares, criação de pequenos animais, plantas medicinais e agroecologia.

A participação das extensionistas sociais no assessoramento às mulheres agricultoras foi ressaltada pelo presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, como importante na contribuição para a construção de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável das comunidades rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário