PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 14 de maio de 2017

Itabaianenses poderão constar do livro dos heróis e heroínas da Paraíba


Há mais de cinquenta anos, forças da repressão durante Governo Militar mataram o agricultor Pedro Fazendeiro, líder carismático itabaianense que fazia trabalho de base das Ligas Camponesas. Em 1964, Pedro Fazendeiro foi preso no 15º Regimento de Infantaria, em Cruz das Armas, órgão das Forças Armadas do Exército Brasileiro, na época sob o comando de José Benedito Montenegro de Magalhães Cordeiro, o major Cordeiro. Lá, Pedro Fazendeiro foi torturado física e psicologicamente até o dia 07 de setembro de 1964, data em que, na calada da noite, foi simulada uma soltura e Pedro Fazendeiro, juntamente com João Alfredo, foram levados pelos agentes e nunca mais foram vistos.

Leonilla Almeida, itabaianense de Campo Grande, também militou nos movimentos sociais, sendo presa em 1935 pelo governo de Getúlio Vargas, acusada de participar do levante comunista no Rio Grande do Norte. Sua trajetória de vida e suas lutas em defesa das causas sociais foram registradas pelo escritor Graciliano Ramos no livro “Memórias do cárcere”.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) criará o Livro dos Heróis e Heroínas do Estado da Paraíba, destinado à inscrição de pessoas ilustres que tenham por seus atos contribuído para a defesa, contribuído para o progresso ou desenvolvimento do Estado, do Brasil ou da humanidade. Neste livro deverão constar Pedro Fazendeiro e Leonilla Almeida.

O Livro dos Heróis e Heroínas do Estado da Paraíba ficará localizado no Memorial da Assembleia Legislativa do Estado, sendo aberta à visitação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário