PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 27 de junho de 2017

PILAR

Moedas da época do Império são encontradas no leito do rio Paraíba

Duas moedas de cobre de 20 Réis, cunhadas em 1827, foram encontradas por uma moradora de Pilar nas areias do rio Paraíba. Mariah Castro, funcionária pública, não confirmou, mas pretende doar as moedas para um futuro museu da cidade que recebeu o Imperador D. Pedro no século dezenove.

A moeda de 20 Réis Imperial foi cunhada em 1828, na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, na época capital da corte de Dom Pedro I. A moeda ostenta os símbolos nacionais do novo regime Império do Brasil.

O anverso estampa o valor de 20 Réis, circundado por tulipas e pela inscrição: “Petrus I D G Const Impet Perp Bras Def”, que significa “Pedro I, por graça de Deus, Imperador Constitucional e Perpétuo Defensor do Brasil”.

O brasão de armas do Império, utilizado de 1822 a 1889, é constituído de três elementos: esfera armilar, cruz da Ordem de Cristo e listel azul orlado de prata, carregado de 19 estrelas igualmente prateadas, que representa as dezenove províncias da época.


Em 1859, Dom Pedro II visitou Pilar, com uma vasta comitiva formada por ministros, conselheiros, militares e serviçais, num total aproximado de 50 pessoas, incluindo a Imperatriz Teresa Cristina. Foi a primeira e única visita do imperador ao território da Parahyba do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário