PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 7 de junho de 2017

São José dos Ramos supera meta de vacinação contra a gripe

Paraíba tem 108 municípios que atingiram a meta de vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, sendo liberados para ofertar a vacina para a população em geral. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (6). Porém, a vacinação para as pessoas fora do grupo prioritário vai depender do estoque disponível na Secretaria Municipal de Saúde de cada município.
Na Paraíba, a população a ser vacinada é de aproximadamente 1.070.000 pessoas, de acordo com o informe técnico do Ministério da Saúde. O estado recebeu 1.177.000 doses da vacina e foi encaminhado aos municípios o quantitativo de doses estimado por grupo prioritário.
Alguns municípios chegaram a superar o número de pessoas vacinadas previstas no público-alvo, como Alcantil, que vacinou 123,84% da população prioritária, Natuba (110,85), Itapororoca (109,44%), São José dos Ramos (107,89%), Zabelê (103,07%), Araruna (102,61%), Boqueirão (102,58%), Santo André (102,33%) e Damião (101,33%).
Campina Grande é mais uma cidade que atingiu a meta, chegando a 90,49%, e abriu a vacinação para todos os cidadãos. “Enquanto dispormos de estoque de doses, ofertaremos a vacina para todos”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Luzia Pinto. João Pessoa ainda não atingiu a meta.
De acordo com definição do Ministério da Saúde, o público alvo é formado por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, os povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.
Para os municípios que ainda não atingiram a cobertura vacinal, o recomendado é continuar a vacinação contra influenza voltada para o público alvo já definido até 9 de junho. “É importante que continuem realizando a busca ativa dos não vacinados incluídos nos grupos prioritários, a fim de que tenhamos uma cobertura adequada em todo estado”, disse a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.
Também atingiram a meta os municípios de Ingá, Juripiranga, Mogeiro e Pilar. Os municípios de Itabaiana, Salgado de São Félix e São Miguel de Taipu não atingiram a meta.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário