PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 25 de junho de 2017

São Miguel de Taipu conscientiza estudantes sobre valores da cultura de raiz ligada aos festejos juninos


A Prefeitura Municipal de São Miguel de Taipu, através da Secretaria de Educação, iniciou em junho o projeto “Plantando e colhendo os frutos da nossa história”, desenvolvido em toda rede pública, para conscientizar a juventude sobre os elementos culturais nordestinos ligados aos festejos da época, “buscando a valorização de nossa identidade e levando os alunos a desenvolver um comportamento de respeito pela cultura nordestina e taipuense”.

O projeto teve início em 6 de junho na Escola CIEN-HV, onde o diretor Fernando Targino reuniu os professores para discutir o planejamento e execução. “Nossos elementos culturais ligados às tradições juninas serão valorizados, para evitar distorções como ‘quadrilhas estilizadas’ e músicas que não fazem parte das festividades e da nossa cultura, porque é necessário preservar essa grande expressão cultural do Nordeste e de nossa cidade”, explicou.

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.


Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário