PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Juripiranga realiza Conferência Municipal de Assistência Social

Profissionais da Assistência Social de Juripiranga e da região do Vale do Paraíba se reuniram nesta sexta-feira, dia 14 de julho, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, durante a realização da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social do município.
Com o tema “Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, o evento contou com a participação do prefeito Drº Paulo Dália, o vice-prefeito Drº Marcos Henrique, o presidente da Câmara Municipal de Juripiranga, o vereador Tiago Mariz, a secretária de desenvolvimento social Marta Marinho, a presidente do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social Priscila Oliveira, representantes do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Unidade de Salgado de São Félix, representantes da sociedade civil organizada como Sindicatos de Trabalhadores do município, além de usuários atendidos pelos serviços de assistência social na cidade.
Quem abriu os trabalhos foi o prefeito Drº Paulo Dália que frisou a importância da realização da conferência para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social do município. Lembrou também que Juripiranga tem cumprido o seu papel investindo com importantes ações, destacando por exemplo a realização do Sarau de Música pela secretaria de desenvolvimento social do município que vem fazendo não apenas um grande sucesso como também estimulando crianças e adolescentes de áreas carentes com vulnerabilidade social do município à se dedicarem a iniciação musical, colaborando desta forma com a formação cidadã dos que mais precisam em nossa cidade .
Em seguida, Drº Marcos Henrique falou que a conferência é um espaço que dá visibilidade sobre as políticas sociais, onde se debatem e se definem as diretrizes que nortearão a assistência social. Ressaltou também que a ação social não se resume a apenas fazer doações, como também oferecer cidadania aos que mais precisam.
O presidente da Câmara Municipal de Juripiranga se colocou a disposição assim como a Casa, para usufruto  da gestão e de todas as secretarias municipais, lembrando que a gestão anterior não abria espaço para eventos deste porte, contabilizando um bom número de eventos na Casa na gestão atual, afirmando também que a Câmara é do povo.
Na sequência, secretária de desenvolvimento social Marta Marinho, chamou para ministrar a conferência a especialmente convidada vice-presidente do COEGEMAS –  Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba e secretária de desenvolvimento social da cidade de Bayeux, Ediclê Travassos, que mais uma vez contribuiu com sua vasta experiência nas políticas sociais do estado para conduzir a conferência.
Em sua palestra, Ediclê Travassos destacou a importância da conferência municipal no sentido deliberativo, onde a população, a sociedade civil e os organismos públicos sentam e discutem propostas para as políticas sociais do município, lembrando ser de fundamental importância a participação da população que utiliza os serviços sociais.
Também discorreu acerca do Plano Decenal de Assistência Social (2016/2026) aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, através da resolução Nº 07 de 18 de maio de 2016, que norteará as políticas públicas sociais do país nos próximos 10 anos.
Ediclê Travassos apresentou painéis sobre o tema da conferência e orientou os participantes na formação dos grupos de discussão que trabalharam os eixos temáticos, de onde saíram  propostas de deliberação para o município, para o Estado e para a União.
A conferência teve seu desfecho durante a tarde  quando foi realizada a Plenária Final, onde foram elencadas  e votadas as propostas de deliberação e  escolhidos os delegados  que representarão o município na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário