PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Conselho Tutelar pretende divulgar ECA nas escolas usando a temática do cordel em Pilar


Neste último sábado, 18 de novembro, foi comemorado o Dia do Conselheiro Tutelar, e para celebrar a data, os conselheiros tutelares da cidade de Pilar foram entrevistados no programa Café & Cultura, veiculado pela Rádio Comunitária Pilar FM.

Na oportunidade, os conselheiros falaram sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como as políticas de proteção ao direito das crianças e adolescentes. Segundo o conselheiro Márcio Dayvson, uma das iniciativas para o próximo ano de 2018 é falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente usando cordel, onde a ação propõe trabalhar de forma lúdica o Estatuto nas escolas do município. “Vamos usar a literatura de cordel como atrativo, pois acreditamos que com isso iremos atrair a atenção dos jovens a desenvolverem maior interesse quanto aos seus direitos”, afirma. O projeto contará com o apoio da Associação Comunitária de Radiodifusão de Pilar.

A conselheira Rosélia Castro revela que muitas vezes ocorrem distorções quanto à atribuição do Conselho Tutelar. “Na maioria das vezes, as pessoas querem que o conselheiro exerça um papel que não é dele; nossa função é educar, orientar e zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente com base no art. 131. No cotidiano profissional, encontramos muitas dificuldades para realizar nosso trabalho, desde a falta de incentivo à desvalorização profissional, e isso é muito triste. Entretanto, trabalhamos com amor e dedicação e acredito que é isso que faz com que superemos os obstáculos”, revela.

DEMANDAS ABSORVIDAS PELO CONSELHO TUTELAR NO ANO DE 2017 EM PILAR:

• Números de atendimentos diversos (maus tratos negligencia abandono, abuso sexual etc.): 150 atendimentos.

• Audiências com o Ministério Público, totalizando vinte audiências, (80 casos de ocorrências registradas).

• Cerca de 80 famílias do município são acompanhadas frequentemente pelo conselho

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado na defesa dos direitos da criança e do adolescente.


Diário Pilarense

Nenhum comentário:

Postar um comentário