PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Governo cria Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba para formação de professores



O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou na edição desta sexta-feira (9) o Decreto Nº 38.074, de 07 de fevereiro/2017, que cria a Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba, para a formação continuada no âmbito da educação pública da Paraíba. O Gira Paraíba foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho, na quarta-feira (7), durante a solenidade de abertura do ano letivo na Rede Estadual de Ensino.

A Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba objetiva formar e assessorar gestores, professores e monitores das redes públicas de educação na aprendizagem centrada no estudante, considerando aspectos como protagonismo e autonomia, projeto de vida, acolhimento, competências socioemocionais, cultura da confiança, salas de aula colaborativas, aprendizagem baseada em projetos, clubes juvenis entre outros.

O Decreto visa também à oferta de cursos de formação de línguas, cria o Selo “Escola Gira Mundo” para escolas das redes públicas de nível fundamental que atingirem excelência na aprendizagem centrada no estudante; de disseminar por meio de formações métodos de intervenção comunitária, empreendedorismo pedagógico e práticas de ciência, tecnologia e educação profissional nas escolas de ensino médio; formar e assessorar a criação de escolas bilíngues de nível fundamental no âmbito das Escolas Gira Mundo; identificar boas práticas realizadas na rede estadual e incorporar às ações da Rede Gira Paraíba.

A ação tem por finalidade ainda constituir um banco de especialistas da Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba com profissionais, monitores e estudantes das redes públicas de educação para atuar em parceria com o Programa Gira Mundo Estudantes, na formação de jovens monitores e execução de projetos de monitoria nas escolas da rede estadual, que poderão ser desenvolvidos por estudantes egressos.

As ações realizadas na 1ª, 2ª, 12ª e 14ª Regionais de Educação deverão ser vinculadas ao Centro de Formação de Educadores de João Pessoa. As ações realizadas na 3ª, 4ª, 5ª e 6ª GREs deverão ser vinculadas ao Centro de Formação de Educadores de Campina Grande e na 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª GREs acontecerão no Centro de Formação de Educadores de Sousa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário