PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Estudantes ainda são transportados em pau-de-arara no município de Mogeiro



Amontoados em paus de arara, estudantes da zona rural de Mogeiro, no agreste paraibano, percorrem diariamente estradas acidentadas e íngremes, risco que, segundo eles, precisa ser superado para ter acesso às escolas. Em bancos improvisados e cobertos apenas por lona aquecida pelo sol, os jovens dizem que não sonham muito com futuro, mas pretendem terminar pelo menos o ensino básico.

Filho de agricultores, como a maioria de seus colegas, Sizenaldo Gomes percorre todos os dias mais de 50 quilômetros em estrada de barro na carroceria de uma F-4000 até chegar ao sítio Areial, na zona rural de Mogeiro. “De manhã é muito frio em cima do carro, mas eu até prefiro esses carros que eles chama de pau-de-arara do que os ônibus. Esse é o transporte que a gente conhece, nunca tivemos outro”, declarou o aluno do 1º grau da Escola Estadual Otávia Silveira.

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famupe) disse desconhecer essa realidade no Estado. “Não tenho conhecimento de que ainda existe pau-de-arara transportando estudantes na Paraíba. A respeito disso, só quem pode responder sãos os prefeitos”, afirmou Tota Guedes, presidente da Famup.

A reportagem foi publicada neste domingo (8) no Correio da Paraíba, assinada por Fernanda Figueiredo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário